ATA DA REUNIÃO DO CEBES CAMPINAS

DIA 9 DE NOVEMBRO DE 2009  –  SINDICATO DOS METALÚRGICOS

INFORMES:

1. Dia 4 de novembro ocorreu uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde de Campinas, na qual foi realizada votação do Plano Municipal de Saúde e do Plano Pluri Anual da Prefeitura Municipal de Campinas. Segundo dois conselheiros municipais presentes, o debate foi intenso e a votação para a aprovação dos planos ficou com 15 votos favoráveis, 10 votos contrários e 3 abstenções.

2. Ocorreu dos dias 31 de outubro a 4 de novembro em Recife o IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, com a participação de vários membros do CEBES Campinas.

3. Ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro a Oficina Municipal sobre Atenção Básica em Campinas, com etapas locais até dia 19 de novembro e etapas distritais até 30 de novembro. Os trabalhadores elegeram representantes para as etapas distritais e municipal. Os pontos discutidos serão acolhimento, processos de trabalho, vínculo entre outros.

DISCUSSÃO

O grupo presente à reunião decidiu aprofundar a discussão sobre a Oficina da Atenção Básica.

Os encaminhamentos aprovados após a discussão são:

1. Realização de debate, dia 30/11, sobre os princípios, diretrizes e formulação de propostas para a Atenção Básica, visando qualificar a participação na Oficina Municipal. Os responsáveis pela organização da reunião são: Thais, Márcia e Luciana.

2. Elaboração de carta de princípios do CEBES Campinas para a Atenção Básica (AB) no município, destacando os pontos essenciais que devem constar no fortalecimento da AB e convidando os trabalhadores e usuários a participarem da reunião do dia 30/11. A comissão responsável ficou composta por Chicão, Márcia Molina e Nilton. O prazo para conclusão da carta será dia 16/11. Distribuiremos cópias para todas as unidades básicas de saúde da cidade, nas etapas distritais e na oficina municipal.

Outro ponto de pauta abordado na reunião foi a organização interna do CEBES Campinas para além das comissões temporárias definidas a cada reunião.
Como deliberação aprovada por todos os presentes constituiu-se uma Comissão Executiva que ficará responsável pelas demandas administrativas e operacionais, pela comunicação e divulgação, pela elaboração de textos entre outras atribuições definidas posteriormente. Destaca-se o caráter aberto e amplo da Comissão Executiva, com a entrada de qualquer pessoa em qualquer reunião do CEBES, sem critérios de escolha ou eleição.Inicialmente, a Comissão Executiva ficou constituída por: Bianca, Valéria, Chicão, Tânia, Luciana, Thais, Nilton, Márcia Molina, Chelo, Pollyanna, Fernando e Camila.