2º Congresso Brasileiro de Saúde mental

No mês de junho, entre os dias 3 e 5, acontecerá, na cidade do Rio de Janeiro, o 2º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, com o tema Loucura e saúde mental no século XXI: enfrentamentos, territórios e fronteiras. Organizado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), por intermédio do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), o evento está com as inscrições abertas e acontecerá na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Segundo a organização do evento, o campo da saúde mental vem enfrentando uma variedade de desafios; dentre eles, a necessidade de integração e operacionalização dos novos serviços, em substituição ao modelo assistencial tradicional, e de uma interação entre a prática e as áreas de conhecimento que compõem o sistema de saúde como um todo.

A programação científica do 2º Congresso está sendo construída com diferentes modalidades de atividades, tais como mesas-redondas, palestra, oficinas, comunicações coordenadas, além de apresentações artístico-culturais, cujos conteúdos deverão refletir a produção intelectual, a pesquisa, os projetos de extensão e a produção artística e cultural que constituem o campo da saúde mental.

Mais de 2 mil pessoas são esperadas nos debates a fim de contribuir para melhor integração entre as diversas esferas da sociedade, com a intenção de promover os serviços humanizados e voltados para a saúde coletiva e para a afirmação do Sistema Único de Saúde (SUS).

No 2º Congresso Brasileiro de Saúde Mental haverá um espaço reservado para a exibição e venda de produtos e serviços, durante os três dias.

Poderão participar projetos de geração de renda, cooperativas, centros de atenção psicossocial, centros comunitários, centros de convivência, associações de usuários e familiares entre outros.

Caso você queira inscrever sua iniciativa, envie um email para saudemental2010@ensp.fiocruz.br, com o título de BARRAQUINHA.

O email deve especificar:

1. O nome do projeto

2. A instituição a que está vinculado

3. A pessoa responsável

4. Telefone para contato

5. Email

6. Website (se houver)

7. Produto ou serviço que pretende expor ou vender

8. Breve descrição do trabalho (3 ou 4 linhas).

Divulgue e participe!