Padilha autoriza Piauí ser o 1º Estado a implantar Cartão SUS

O projeto irá garantir compensações aos cofres estaduais pelo atendimento de pacientes de outros Estados do país.

O ministro da Saúde Alexandre Padilha, durante visita a Teresina, na manhã deste sábado (05), autorizou o Piauí a ser o primeiro Estado brasileiro a implantar o Cartão SUS. O projeto irá garantir compensações aos cofres estaduais pelo atendimento de pacientes de outros Estados.

A aprovação foi dada mediante discurso do governador Wilson Martins que cobrava mais recursos de financiamento para o sistema público de saúde. “Não adianta fazer ações sem financiamento. Piauí é um pólo de saúde e precisa de recursos”, disse o governador.

Wilson Martins também pediu recursos para o projeto do Hospital da Materno-Infantil. Os senadores Wellington Dias e Ciro Nogueira, além da deputada federal Iracema Portela, foram incluídos nos pedidos de verbas públicas.

“Não adianta a gente querer fazer tudo na saúde sem financiamento. Não adianta ser um ministro inteligente e capaz sem ter financiamento. Eu defendo a Emenda 29 e não tenho medo de enfrentar esse debate. Acabaram com a CPMF e atrapalhou a saúde”, analisou Wilson Martins.

O governador do Piauí garantiu que irá levantar essa bandeira durante a primeira reunião de governadores com a presidente Dilma Rousseff, que acontece no dia 21 de fevereiro, na capital sergipana, Aracajú.

O ministro da Saúde também de disse a favor da Emenda 29. “Esse é um dos projetos do governo federal”, defendeu.

Fonte: G1 (07/02/2011)



Deixe uma resposta


Seu e-mail não será publicado. Seu comentário poderá ser moderado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.