Ensp/Fiocruz debate cancelamento do registro de anorexígenos

Com o tema “Efetividade e Segurança dos Anorexígenos – Tratamento da Obesidade na Perspectiva da Saúde pública”, será realizada na próxima quarta-feira, 30 de março, de 14 às 17 horas, no Salão Internacional das Escola Nacioinal de Saúde Pública da Fiocruz mais uma sessão de seu Centro de Estudos.

O evento contará com uma palestra de Francisco Paumgartten (Pesquisador de Ensp/Ficoruz e membro da Câmara Técncia de Medicamentos – CATEME da Anvisa) e será coordenada por Luiz Antônio Camacho (Pesquisadorda Esnp/Fiocruz).

O tema está ocupando boa parte do debate nacional na área da saúde pública, depois que a Anvisa realizou uma Audiência Pública onde defendeu a suspensão do registro dos anorexígenos no País (sibutramina, anfepramona, femproporex e mazindol), substâncias utilizadas no tratamento da obesidade como “inibidores de apetite”.

A avaliação da Anvisa para cancelar os registros se baseia em estudos internacionais e no parecer da Câmara Técnica de Medicamentos (Cateme), instância consultiva da Agência. Entre os estudos está o publicado recentemente no New England Journal of Medicine, que acompanhou dez mil pacientes em 16 países e revelou que houve aumento de 16% do risco de complicações cardiovasculares entre usuários de sibutramina. Por conta desses resultados, a substância foi banida nos Estados Unidos e na Europa.

Entretanto, a decisão é polêmica. Há quem seja contra a suspensão, como dirigentes da Sociedade Brasileira de Metabologia, que apesarv de convidados declinaram do convite para comparecer ao debate.

Fonte: Ensp