Nota de falecimentos

falecimentoDezembro foi um mês de grandes perdas para a saúde pública brasileira, com o falecimento da presidente da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas, Suely Lins Galdino; da médica e doutora em Saúde Coletiva Luci Praciano Lima; e da ex-assessora de planejamento da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, a médica cebiana Sonia Cavalcanti.

Professora da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Pernambuco, Suely faleceu no dia 16 de dezembro, vítima de um Acidente Vascular Cerebral. Ela destacava-se como pesquisadora e colocava todo o seu conhecimento a serviço da melhoria e do acesso à saúde a todos os cidadãos brasileiros.

Vítima de complicações de um câncer de mama, Sônia Cavalcante faleceu no dia 3 de dezembro, em Maceió. Professora da Universidade Federal de Alagoas, Sônia foi uma das responsáveis pelo processo de municipalização da saúde pública no estado alagoano, e homenageada pela dedicação e relevância de suas ações para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Luci Praciano Lima, falecida no dia 1º de dezembro, atuava como professora-adjunta da Universidade Federal de Pernambuco e tinha vasta experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde, sendo uma grande estrategista em projetos e trabalhos capazes de diminuir conflitos. Ela lutava contra um câncer de Pâncreas há dois anos.

O Cebes e o movimento sanitário estão de luto e rendem suas homenagens a estas grandes mulheres e profissionais que, com a certeza, terão seus legados mantidos em nossas mentes.

Imagem: Sônia, Suely e Luci (de cima para baixo).