Geneticista que ajudou a identificar crianças roubadas durante a ditadura recebe título do Governo de Buenos Aires

Na próxima segunda-feira, dia 5, o governador da cidade de Buenos Aires, Mauricio Macri, entregará ao pediatra e geneticista Victor Penchaszadeh o título de personalidade de destaque no âmbito da Ciência. O menção foi aprovada pelo legislativo local em 7 de novembro de 2013.

Víctor Penchaszadeh é argentino e atualmente vive em Nova Iorque, onde coordena o departamento de Genética Médica do Albert Einstein College de Medicine. A sua trajetória de vida é marcada pela dedicação aos direitos humanos e, sobretudo, ao tema da justiça em Saúde.

Durante a década de 1970, o médico foi obrigado a se exilar na Venezuela por conta da perseguição sofrida pela ditadura argentina implantada pelo tenente-general Jorge Rafael Videla. Penchaszadeh foi ativista político e teve um papel de destaque na luta contra o regime de excessão.

Unindo atuação política e seus conhecimentos em genética, Penchaszadeh contribuiu no desenvolvimento de metodologia voltada à identificação de crianças sequestradas pelo regime militar argentino, e dadas à adoção ilegal aos “amigos” do sistema. A prática foi denunciada internacionalmente pelas “Abuelas”, organização conhecida como Avós da Praça de Maio.