Núcleo Cebes-DF promove debate “Cobertura Universal X Sistemas Universais de Saúde”

Na próxima quarta-feira, dia 7, o Núcleo Cebes do Distrito Federal realizará o debate  “Cobertura Universal X Sistemas Universais de Saúde”. O evento acontecerá a partir das 18 horas, na Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília (UnB).

Participarão da mesa de debates a presidenta do Cebes e doutora em Ciências da Saúde, Ana Costa; o diretor Ad Hoc do Cebes e doutor em Saúde Pública, Heleno Corrêa Filho; e o Subprocurador Geral da República, Oswaldo José Barbosa Silva.

A ideia de cobertura universal vem sendo discutida como proposta de Objetivo de Desenvolvimento do Milênio pós-2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e apoiada no Brasil principalmente pela Organização Pan-americana de Saúde (Opas). Enquanto esta perspectiva preconiza a oferta de cestas básicas de serviços de saúde compradas pelos estados ao mercado, os sistemas universais baseiam-se na oferta pública de atenção integral a toda população.

Isto significa que o modelo de cobertura universal apenas garante algumas poucas ações de saúde ofertadas para toda a população, contrariamente ao que defendem o Cebes e os demais movimentos da Reforma Sanitária para o SUS (acesso universal e de forma integral).

De acordo com a coordenadora do Cebes DF, Grazielle Custódio, embora a discussão tenha avançando em alguns países, com eventos internacionais já realizados e posicionamentos já tomados; no Brasil, muitos trabalhadores e militantes da saúde têm ficado de fora da discussão, sem saber do que se trata e sem que sua opinião seja levada em consideração.

O evento acontecerá no prédio BSAS (ao lado da Faculdade de Saúde/UnB), 1º andar, sala A1, 16/30, ICC Sul.