Reduzir fatores de risco salvaria 37 milhões

Da Folha de São Paulo

Estudo avaliou metas contra cigarro, álcool, sal, sedentarismo, diabetes e hipertensão

Um estudo feito pelo Imperial College, de Londres, no Reino Unido, publicado no periódico “The Lancet”, estimou que as metas de saúde global estipuladas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) podem evitar 37 milhões de mortes até 2025.

O objetivo para essa data é conseguir que o mundo reduza consumo de cigarro em 30%, o abuso de álcool em 10%, de sal em 30%, e diminuir o número de sedentários em 10%. A organização também almeja zerar o aumento de diabéticos e diminuir em 25% o índice de pacientes com pressão alta.

A pesquisa diz ainda que esses objetivos incidem justamente sobre os seis principais fatores de risco para as doenças crônicas mais letais hoje, como câncer, diabetes, doenças cardiovasculares e doenças do pulmão. Foi por meio da análise na redução de casos de mortes por essas doenças que o estudo avaliou o impacto das metas.

Segundo o Imperial College, essas enfermidades mataram 28 milhões de pessoas em 2010, número que deve chegar a 39 milhões em 2025.

Mas, se as metas da OMS forem alcançadas, o risco de morte por essas doenças em 2025 irá sofrer uma redução de 22% em homens e 19% em mulheres –daí sairia a redução de 37 milhões de mortes entre 2010 e 2025.

As reduções do consumo de tabaco e de pacientes com pressão alta serão as que mais terão impacto no decréscimo no número de mortes.