Cebes participa de oficina de planejamento da Reforma da Saúde em El Salvador

Representando o Cebes, o professor José Noronha participou do evento que redefiniu as prioridades na Saúde em El Salvador.

O Cebes participou da “Oficina de Planejamento Estratégico para o aprofundamento da Reforma da Saúde em El Salvador”, nos dias 20, 21 e 22 de julho deste ano, na cidade de San Salvador. A oficina teve como objetivo retomar o processo de direção e prioridades na área da Saúde de El Salvador.

Representado o Cebes, o professor José Noronha participou da reunião de grupo de trabalho, que contou com a participação da vice-ministra do Ministério da Saúde de El Salavador, Violeta Menjiva; do vice-ministro dos Serviços de Saúde, Dr. Julio Oscar Robles Ticas; e do vice-ministro de Políticas de Saúde de El Salvador, Eduardo Espinoza Fiallos.

Na reunião foram discutidas questões estratégicas, como os Desafios Urbanos da Saúde em El Salvador; a sustentabilidade política, jurídica e financeira da Reforma da Saúde; a qualidade da Rede de Desenvolvimento: Redes de Saúde ou Serviços de Rede; a implantação do Fórum Nacional de Saúde e os desafios para os serviços de rede de controle social e político; o direito à saúde e a sua integração na Rede; os avanços e obstáculos para a integração do Sistema Nacional de Saúde; e o papel e a relação do Instituto Nacional de Saúde com as instituições formadoras de recursos.

Há cinco anos, no primeiro mandato do presidente Salvador Sánchez Cerén, o país começou uma transformação no sistema de saúde, através da implementação da Política Nacional de Saúde “Construindo Esperança”, que visa garantir o direito à saúde para todo salvadorenho.

Acesse o relatório aqui para conferir os avanços e os obstáculos para a Saúde em El Salvador

Confira o vídeo de Nila Heredias, da Alames, em sua breve estadia em El Salvador

Fonte: Cebes