Uma grande liderança da saúde coletiva

*Temporão

Início dos anos 80 do século passado. A saúde brasileira se encontrava em grave crise financeira e política. Nos estertores da ditadura militar, o Governo Federal convoca um respeitado médico do Rio de Janeiro, Dr Aloísio Salles da Fonseca, para organizar uma proposta de reestruturação da saúde no âmbito da Previdência Social. Nasce aí o Plano do CONASP.

No centro das contradições e dos diversos projetos e forças políticas que se enfrentam nesse cenário um jovem sanitarista assume um papel central: Eleutério Rodriguez Neto. Aliando capacidade técnica, habilidade política e carisma. Em 1983, ele assume a chefia do Departamento de Planejamento da Direção Geral do Inamps com a proposta de colocar em prática o Programa de Ações Integradas de Saúde (AIS), um dos inúmeros projetos do Plano do Conasp.

A partir dessa posição privilegiada no aparelho de Estado ele recruta uma jovem equipe de sanitaristas (entre os quais eu me encontrava) buscando fortalecer o setor público e construir uma nova governança setorial modificando estruturalmente as relações entre o mundo da saúde previdenciária e o da saúde pública.

A partir daí e conduzindo essa estratégia com rara habilidade, “Leleco” alça as AIS a “estratégia de reorientação setorial” que logo à frente com Hésio Cordeiro já na presidência do Inamps alcança sua maturidade prontas para serem superadas pelos SUDS e adiante SUS.

Mas a contribuição desse arquiteto e artífice ao SUS alcança sua maturidade com sua central contribuição ao processo de elaboração e aprovação do capítulo saúde de nossa constituição assim como da Lei Orgânica do SUS. Detalhista incansável, mas paciente e com clara visão de aonde queria chegar, Eleutério se transforma no pólo que centraliza os debates e proposições que vão acabar plasmando o arcabouço jurídico-institucional do SUS.

A saúde coletiva brasileira deve muito a esse grande brasileiro!

* José Gomes Temporão é um médico sanitarista, político, e ex-ministro da Saúde