Conselheiros vão ao Congresso Nacional lançar agenda propositiva para eleições 2014

Conselheiros vão ao Congresso Nacional lançar agenda propositiva para eleições 2014

Os membros do Conselho Nacional de Saúde estiveram reunidos na última quarta-feira (06) com o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros. Os conselheiros entregaram ao presidente da Casa um documento chamado de Agenda Propositiva para as Eleições 2014. Horas antes, a Mesa Diretora do CNS esteve presente na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, também para apresentar o documento.

Segundo a presidenta do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro de Souza, o objetivo do encontro hoje é estimular o debate democrático e apresentar à sociedade brasileira as propostas do setor da saúde para os candidatos às eleições de 2014 em todo Brasil.

O documento traz várias propostas para os candidatos (as), sobre saúde, justiça e participação social e também trata de Reforma Sanitária e financiamento do SUS, destinando 10% das receitas correntes brutas da União para o setor.

Os conselheiros dizem que é necessário mais ações e menos promessas. A tarde, os conselheiros nacionais se encontraram com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, também para afirmar a necessidade de colocar a pauta da saúde em destaque e fortalecer a discussão do Sistema Único de Saúde (SUS) e garantir o direito humano e social à saúde para todos os brasileiros e brasileiras.

Segundo os conselheiros do CNS, o documento sobre eleições 2014 será massificado entre os 100 mil conselheiros de todo Brasil para ajudar na discussão do SUS e garantir que o tema saúde seja a principal pauta das eleições neste ano.

O CNS é um órgão colegiado e autônomo, com representantes de entidades e movimentos dos segmentos dos usuários, trabalhadores/prestadores de serviços e gestores.

Fonte: CNS

Foto: LuizParahyba / CNS.



Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado. Seu comentário poderá ser moderado.