Conselheiros vão ao Congresso Nacional lançar agenda propositiva para eleições 2014

Os membros do Conselho Nacional de Saúde estiveram reunidos na última quarta-feira (06) com o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros. Os conselheiros entregaram ao presidente da Casa um documento chamado de Agenda Propositiva para as Eleições 2014. Horas antes, a Mesa Diretora do CNS esteve presente na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, também para apresentar o documento.

Segundo a presidenta do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro de Souza, o objetivo do encontro hoje é estimular o debate democrático e apresentar à sociedade brasileira as propostas do setor da saúde para os candidatos às eleições de 2014 em todo Brasil.

O documento traz várias propostas para os candidatos (as), sobre saúde, justiça e participação social e também trata de Reforma Sanitária e financiamento do SUS, destinando 10% das receitas correntes brutas da União para o setor.

Os conselheiros dizem que é necessário mais ações e menos promessas. A tarde, os conselheiros nacionais se encontraram com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, também para afirmar a necessidade de colocar a pauta da saúde em destaque e fortalecer a discussão do Sistema Único de Saúde (SUS) e garantir o direito humano e social à saúde para todos os brasileiros e brasileiras.

Segundo os conselheiros do CNS, o documento sobre eleições 2014 será massificado entre os 100 mil conselheiros de todo Brasil para ajudar na discussão do SUS e garantir que o tema saúde seja a principal pauta das eleições neste ano.

O CNS é um órgão colegiado e autônomo, com representantes de entidades e movimentos dos segmentos dos usuários, trabalhadores/prestadores de serviços e gestores.

Fonte: CNS

Foto: LuizParahyba / CNS.