Financiamento e os 25 anos do SUS: Oficinal Regional Centro Oeste e Norte ocorre em Brasília

A Oficina regional do Norte e Centro-Oeste sobre Financiamento de Saúde e 25 anos do SUS aconteceu nos dias 25 e 26 de julho de 2014 em Brasília. Durante a solenidade de abertura, o encontro foi dedicado a Gilson Carvalho, falecido em 3 de julho deste ano.

O ex-conselheiro era médico pediatra, especialista em saúde pública e membro da comissão de financiamento do Conselho Nacional de Saúde (Cofin). Sendo um dos formuladores do debate sobre financiamento da saúde.

José Noronha, pesquisador da Fiocruz, foi o primeiro palestrante do encontro, resumindo o caminho histórico e as lutas pela saúde pública a partir dos anos 70, que tem como diretrizes: políticas sociais, saúde como direito e participação social.

O pesquisador fez ainda um amplo balanço dos avanços e problemas do Sistema Único de Saúde, apontando, principalmente, saídas para as dificuldades que existem nos dias de hoje.

As oficinas regionais sobre o financiamento e os 25 anos do SUS têm o objetivo de resgatar o processo histórico dos 25 anos do Sistema Único de Saúde, um amplo debate sobre o projeto Saúde +10, defendido pelo CNS e sua inserção na 15ª Conferência Nacional de Saúde.

Os encontros ainda ocorrerão nas regiões Sul, em 8 e 9 de agosto, em Curitiba; Sudeste, em 15 e 16 de agosto, em São Paulo; e dois encontros no Nordeste, o primeiro em 22 e 23 de agosto, em Fortaleza e o segundo em 29 e 30 de agosto em Salvador.


Fonte: CNS