Cebes participa do 4º Congresso Brasileiro de Saúde Mental

Representando o Cebes no 4º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, Ana Maria Costa participou no último sábado, 06, da mesa “Políticas em saúde e saúde mental”, contribuindo na análise da reforma sanitária e convocando a comunidade da saúde mental em defesa do SUS.

Para ela, o evento mostrou a grande força da mobilização dos movimentos sociais e da produção de conhecimento, em que trabalhadores, usuários e acadêmicos trabalham em prol dos direitos humanos das pessoas em sofrimento mental e da reforma psiquiátrica que vem sendo implementada no Brasil.

“Trata-se de uma verdadeira revolução de paradigma realizada na contra corrente dos interesses da psiquiatria convencional, da indústria da loucura que interessa tanto medicalizar quanto internar esses pacientes. A Reforma Psiquiátrica, que desinstitucionalizou o doente mental ao fechar manicômios e exibir maus tratos e violações de direitos humanos, vem procurando promover a socialização com apoio psicossocial e, ao mesmo tempo, uma ressignificação da loucura na sociedade”, diz a médica.

Ana Costa afirma que a ABRASME tem papel central nesse processo e seus congressos, além de disseminar conhecimentos e promover troca de experiências, constituem momentos de revigoramento da luta antimanicomial.

O Congresso, que ocorreu entre os dias 04 e 07 de setembro em Manaus, contou ainda com Luiz Vianna Sobrinho, que deu seu depoimento aqui.

O Cebes se sente honrado de sempre ter se posicionado ao lado dessa luta que considera essencial no bojo da reforma sanitária brasileira. Saiba mais no site da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME).