Análise comparativa das propostas de governo para a saúde do GDF

Por Cebes-DF.

 

Com a eleição ao Governo do Distrito Federal indefinida, o Cebes-DF analisou comparativamente os programas dos candidatos ao Governo do Distrito Federal que disputarão o segundo turno, Jofran Frejat (PR) e Rodrigo Rollemberg (PSB).

Separando-os por categorias temáticas, as propostas de governo para a pauta saúde são apontadas e confrontadas com o histórico de cada um. Com a disputa restrita aos dois candidatos em virtude do segundo turno, ficaram de fora temas como Financiamento da saúde, Rede de Urgência e Emergência, Saúde da Mulher, Vigilância em saúde, Rede Psicossocial e Ciência, Tecnologia & Inovação, pois nenhum dos dois candidatos apresentou projetos, nem claros nem evasivos.
Para facilitar a visualização, uma tabela identificando quem propõe que tema, sendo que ‘X’ significa que há propostas na área/tema.

 

Tabela 1-Análise comparativa dos programas dos candidados ao governo do GDF

 

Ressaltamos que mencionar um tema na proposta do governo não implica, necessariamente, que isso represente benefício para a saúde pública – ou mesmo que a proposta será executada conforme promessas de campanha para arrecadar votos. Por exemplo, a proposta do mix público-privado é prejudicial ao fortalecimento do direito à saúde como preconizado na Constituição Federal: universal, integral, público e de qualidade.

 

Leia o texto completo.