Médica María Isabel Rodríguez recebe título de Doutora Honoris Causa

A médica e pesquisadora María Isabel Rodríguez foi laureada com o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade de Brasília, na manhã desta terça-feira (21), no auditório da Reitoria. A salvadorenha María Isabel é reconhecida internacionalmente por ter desenvolvido projetos importantes para o campo da Saúde na América Latina e pela criação da educação para a saúde de grupos excluídos. Pela primeira vez, o título foi proposto por estudantes da instituição.

“Tem um especial significado para mim este grau ter sido proposto pela assembleia geral de estudantes de Medicina da Universidade de Brasília. Este que eu creio que é caso único, não só na América Latina, mas no mundo”, pontuou María Isabel.

“Os estudantes são os melhores sensores da ordem docente e raras vezes emitem o reconhecimento a um dirigente universitário, se não estão convencido de seu mérito”, completou a homenageada.

pqhonoris5

A cerimônia de láurea foi marcada pela presença numerosa de estudantes de Medicina da UnB e contou com discurso de homenagem do discente do 9º semestre Danilo Aquino Amorim.

O representante apontou passagens importantes da trajetória acadêmica e técnica de María Isabel. Ao final, Danilo anunciou um compromisso dos estudantes da universidade com os caminhos já trilhados pela pesquisadora.

“Queremos firmar um pacto de gerações. O desafio de consolidar o direito universal à Saúde, de transformar a educação médica. Queremos marcar o nosso compromisso de continuar levando à diante o movimento sanitário da América Latina, o compromisso com o processo civilizatório, com o povo latino-americano, de seguirmos lutando por novas práticas de saúde e por uma sociedade mais justa, igualitária, fraterna e solidária”, disse o estudante, aplaudido de pé pela plateia.

O reitor Ivan Camargo concluiu a homenagem com lembrando a importância de a instituição receber a teórica da Medicina Social e da Educação em Saúde María Isabel em seu grupo de laureados. “Concedemos esse título para afirmar que a professora é nossa referência e que está à nossa frente como um sinal para que possamos segui-lo”, disse.

 

María Isabel (à frete) no curso de Medicina na década de 1940.
María Isabel (à frete) no curso de Medicina na década de 1940.

INDICAÇÃO – O título de doutor honoris causa da UnB é concedido pela instituição a personalidades que se distinguem pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos. A iniciativa deve partir de departamentos ou conselhos departamentais.

No entanto, nesta ocasião, o Centro Acadêmico da Medicina (CAMed) – apoiado formalmente pelos colegiados das Faculdades de Medicina, Ciências da Saúde e Ceilândia – submeteram ao Conselho Universitário (Consuni) a indicação de título de Doutor Honoris Causa pela UnB para a professora María Isabel Rodríguez.

Confira relatório aprovado pelo Consuni.

 

Fonte: UnB Agência