ANS suspende venda de 65 planos de saúde

A ANS (Agência Nacional de Saúde) divulgou, nesta quinta-feira (13), a suspensão da venda de 65 planos de 16 operadoras de saúde.

De acordo com nota publicada no site da ANS, foram mais de 12 mil reclamações registradas pela agência reguladora em três meses, correspondentes a usuários que não conseguiram marcar consultas, exames e cirurgias, e denunciaram os planos de saúde. Nesta quinta-feira, a ANS vai notificar as operadoras denunciadas.

Veja lista de planos suspensos

A suspensão é resultado do 11º ciclo do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento realizado pela agência reguladora. Ao todo, 586 mil consumidores que contrataram esses planos serão beneficiados, segundo a ANS.

As operadoras com planos suspensos podem receber multa que varia de R$ 80 mil a R$ 100 mil, de acordo com informações da ANS. Desde o início do programa de monitoramento feito pela agência reguladora, 1.017 planos de 142 operadoras já tiveram as vendas suspensas por se negarem a oferecer a cobertura prevista.

Ainda segundo a ANS, os planos de saúde que comprovaram melhoria no atendimento ao cidadão nos últimos três meses serão reativados. No total, 81 planos estão autorizados a voltar a funcionar.

 

Fonte: Folha de São Paulo