Ciro de Quadros passa a integrar Galeria de Honra dos Sanitaristas no MS

O epidemiologista Ciro de Quadros passa a integrar, a partir desta quinta-feira (30/10), a Galeria de Honra dos Sanitaristas do Ministério da Saúde, no hall privativo do Edifício Sede, em Brasília (DF). Quadros foi um pioneiro líder de saúde pública e desempenhou um papel fundamental na erradicação da poliomielite nas Américas e no fortalecimento de programas de imunização em todo o mundo. “É uma singela homenagem para retratar a gratidão do Brasil a este sanitarista. Em vida, ele recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o título de “Herói das Américas em Saúde Pública”, honraria concedida a poucas pessoas. Sua presença em nossa galeria a qualifica e fortalece”, frisou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

A proposta da homenagem partiu do secretário de Vigilância em Saúde (SVS), Jarbas Barbosa. “Ciro de Quadros é um orgulho para os brasileiros. Era uma pessoa generosa, bem-humorada, acessível e conversadora. A imposição de seu retrato deve servir de inspiração para novas gerações de sanitaristas, para eles terem este compromisso muito forte de melhorar a saúde da população, usar a saúde pública como instrumento de promoção de qualidade de vida e justiça social. Graças a ele, todas as pessoas tem acesso às vacinas recomendadas pela OMS. Esta homenagem é para que todos possam mirar seu exemplo”, observou o secretário.

O epidemiologista Ciro de Quadros coordenou programa de vacinação da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) por quase 20 anos. No final dos anos 70, Quadros fundou o Programa Ampliado de Vacinação da OPAS, que ajudou os países da América Latina e do Caribe a fornecer as suas populações vacinas anteriormente disponíveis apenas aos países ricos. No início dos anos 80 ele começou a defender a erradicação da poliomielite nas Américas. Nos anos seguintes conseguiu o apoio de outros especialistas de imunização, organizações e autoridades de saúde dos Estados-Membros da OPAS para essa proposta.

Ciro de Quadros é o 24º homenageado da Galeria de Honra dos Sanitaristas, ao lado de nomes como Gilson Carvalho, Zilda Arns e Sérgio Arouca. O primeiro a compor a galeria foi o médico Oswaldo Cruz.

 

Fonte: Ministério da Saúde