Frente de Esquerda do Rio mobiliza agenda pela reforma política

Por Carla Santos.

 

A articulação por uma Frente de Esquerda no estado do Rio está ganhando corpo. Em seu segundo encontro, realizado nesta segunda-feira (17), no Edifício Argentina, em Botafogo, diversas entidades e coletivos dos movimentos sociais se somaram a partidos e parlamentares com o objetivo de unificar a mobilização pela reforma política e pela democratização da mídia, entre outras bandeiras. O ponto alto da agenda será na próxima quinta-feira (27), quando serão realizadas duas atividades pela reforma política na capital.

A primeira atividade ocorrerá às 10h na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O Ato da Coalização em Defesa da Reforma Política Democrática, que reúne 100 organizações, faz parte do calendário nacional de mobilização pela coleta de 1 milhão e 500 mil assinaturas a favor do Projeto de Lei Iniciativa Popular (PLIP) pela Reforma Política. Veja aqui o calendário de mobilização em outras cidades.

A segunda atividade será às 18h no auditório do Sindicato dos Bancários. A Plenária Unificada Pela Reforma Política e Pela Democratização da Mídia deve debater, entre outras ações, os próximos passos do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva. Na semana passada o plebiscito mobilizou o dia nacional de lutas. Já em setembro deste ano 8 milhões de pessoas votaram no Plebiscito construído por 500 organizações. Saiba mais sobre a campanha do Plebiscito aqui.

Quem quiser participar da organização da Plenária Unificada Pela Reforma Política e Pela Democratização da Mídia poderá comparecer à reunião de preparação do evento nesta quarta-feira (19), às 18h, no auditório da CUT.

 

Unir e somar nas redes e nas ruas

Durante este segundo encontro da Frente de Esquerda foi unânime a preocupação de buscar uma agenda de mobilização pela reforma política e pela democratização da mídia que dialogue com outras campanhas e lutas em curso – como a defesa das reformas urbana, agrária, do transporte, tributária, da saúde, da segurança; além do fim dos autos de resistência, contra a criminalização dos movimentos sociais, a redução da maioridade penal, a homofobia, machismo e racismo, pela legalização do aborto e da maconha, entre outras.

Neste sentido, ganhou relevância a campanha Devolve, Gilmar! que reivindica que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, devolva imediatamente o processo que trata do fim do financiamento de empresas às campanhas eleitorais e partidos. O STF, por 6 votos a 1, já rejeitou este tipo de financiamento, mas há 7 meses o ministro Gilmar Mendes pediu vistas e suspendeu a votação. O evento permanente da campanha nas redes sociais já conta com 6,6 mil adesões. Veja aqui. Outro ponto destacado foi o repúdio à candidatura de Eduardo Cunha para a presidência da Câmara dos Deputados. Chamado de “Sabotador da República”, entre outros epítetos nada positivos, o deputado é reconhecido como chantagista profissional que usa o peso do cargo para extrair vantagens nada republicanas do governo federal.

Diante destas e outras questões, foi apontada a possibilidade da construção de atividades de rua que possam envolver os mais diferentes setores da sociedade no debate a respeito da necessidade de uma nova cultura política no país em que a democracia e participação social sejam efetivamente valorizadas.

 

Ato Rio Abraça o Nordeste

Se novembro está animado, dezembro será ainda mais. No dia 13 inúmeras organizações culturais e políticas realizarão o Ato Rio Abraça o Nordeste na Feira de São Cristóvão.
O objetivo é rechaçar o preconceito contra nordestinos, explicitado sobretudo após as eleições presidências de 2014, homenageando o Rei do Baião, Luiz Gonzaga do Nascimento, que na data completaria 102 anos de vida. O evento ainda comemorará os 69 anos do Centro de Tradições Nordestinas.

 

AGENDA

Quarta-feira (19/11)

-18h: Reunião preparatória da Plenária Unificada Pela Reforma Política e Pela Democratização da Mídia
Local: Auditório da CUT (Av. Pres. Vargas, 502 / 15o andar – Centro/RJ)

Quinta-feira (27/11)

-10h: Ato da Coalização em Defesa da Reforma Política Democrática
Local: OAB (Av. Marechal Câmara, 150, Centro/RJ)

-18h: Plenária Unificada Pela Reforma Política e Pela Democratização da Mídia
Local: Sindicato dos Bancários (Janeiro (Av. Presidente Vargas, 502 / 21º andar, Centro/Rio)

Sábado (13/12)

Ato Rio Abraça o Nordeste
Local: Feira de São Cristóvão/ Centro de Tradições Nordestinas (Campo de São Cristovão, s/n – São Cristóvão/RJ)

 

Veja quem participou da 2º reunião da Frente de Esquerda:

1) DS/PT – Robson Leite e Fernando Linhares
2) PCdoB – João Batista Lemos, Jandira Feghali, Caique Tibiriçá, Romário Galvão e Ricardo Santos
3) PCR – Heron Barroso
4) PDT – Eduardo Costa
5) PSB – José Gomes Temporão (ex-ministro da Saúde)
6) UBM-RJ/Mandato da Enfermeira Rejane (PCdoB) – Sônia Latgê
7) Centro de Estudos da Mídia Barão de Itararé – Carla Santos
8) Cremerj – Nelson Nahon
9) Feira de São Cristóvão/Centro de Tradições Nordestinas – Marcus Lucenna
10) Cebes – José Noronha e Lucia Souto
11) Instituto João Goulart – João Vicente Goulart, Henrique Araújo e Verônica Fialho
12) OAB/Comissão Estadual da Verdade – Wadih Damous
13) Fora do Eixo – Caio Mota e Filipe Peçanha
14) Levante Popular da Juventude – Priscilla Lessa de Mello
15) Consulta Popular – Kleybson F. de Andrade, Antonio Neto
16) Senge-RJ – Sérgio Almeida
17) MST – Joaquim Piñero
18) PSOL/mandato Jean Wyllys – Bruno
Veja quem participou da 1a reunião:

1) PSB – Glauber Braga
2) PCdoB – Jandira Feghali, João Batista Lemos, Caique Tibiriçá e Romário Galvão
3) PT – Alessandro Molon, Lindberg Farias, Robson Leite, Washington Quaquá
4) PSOL – Jean Wyllys
5) PDT – Leonel Brizola, Eduardo Costa (Mandato Brizola Neto) e Álvaro Bastos
6) Fora do Eixo – Pablo Capilé e Caio Mota
7) Consulta Popular – Rodrigo Marcelino
8) CTB – Joilson Cardoso
9) MST – Joaquim Piñero.

 

Veja aqui como foi a reunião anterior.