V SIPID discute o papel do Estado e as Políticas Públicas

Hoje, acontece o V Seminário Estado, Desenvolvimento e Inovação, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (ABIFINA ). Em sua quinta edição, o evento pretende discutir o papel do Estado na indução e fortalecimento das políticas públicas em defesa do mercado nacional.

Em vistas de ser ajustada, a pauta reivindicatória da indústria é debatida durante todo o dia 25 de novembro, em particular no que toca o papel do Estado e do mercado nas políticas de desenvolvimento e inovação para os setores farmoquímico, farmacêutico e biotecnológico.

Na programação, além dos Cebianos Carlos Octávio Ocké, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e Reinaldo Guimarães, da ABIFINA, destaque também para Marcio Pochmann, do Instituto de Economia da UNICAMP, e Carlos Gadelha, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE/MS).

Coube a Pochmann a palestra de abertura do evento: “Estado, Desenvolvimento e Inovação”. Ocké e Guimarães palestram sobre “o processo produtivo na economia brasileira baseado na inovação continuada” e “O Complexo Industrial da Saúde e o acesso a medicamentos”, respectivamente. Já Gadelha fala acerca das “Perspectivas da Política de Desenvolvimento Produtivo e de Inovação em Saúde”.

O Seminário acontece hoje, 25 de novembro de 2014, das 09h00 às 17h00, na Firjan, Rio de Janeiro. Veja a programação completa.