Cebes publica autobiografia “O SUS que eu vivi” ampliada e revista

Em 2010, o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) lançou a autobiografia de Francisco de Assis Machado, “O SUS que eu vivi”, que narra histórias políticas e intelectuais de um dos principais atores da Reforma Sanitária no Brasil.

O livro, veiculado apenas em formato digital, apresentava prefácio de Sônia Fleury e dois capítulos que contavam o início da trajetória do sanitarista e seu trabalho com a saúde pública durante a ditadura militar, em Minas Gerais.

Anamaria Tambellini, coordenadora da Comissão da Verdade da Reforma Sanitária (CVRS), afirmou em entrevista ao site da CVRS que “foi, principalmente, a coragem, persistência e união dos companheiros mineiros e o trabalho competente de nosso iluminado Chicão (Francisco Machado), que tornou possível sua concretização”.

A primeira edição do livro foi também a primeira publicação inteiramente digital lançada pelo Cebes. Este ano, a ampliação do livro, tão aguardada, é disponibilizada para acesso e download gratuito, com três capítulos novos: “As primeiras experiências no estado em redemocratização”; “As experiências no estado democrático de direito”; e, “Das atividades subordinadas às atividades livres”.

No quarto capítulo, o autor narra o período em que foi eleito presidente do Cebes, em 1984. “O CEBES era (e continuou a ser por muito tempo) uma entidade que, mesmo sem se constituir em uma organização formal e apoiada em recursos administrativos e burocráticos, coordenava e ‘ancorava’ o Movimento da Reforma Sanitária Brasileira. Era o instrumento dos sanitaristas engajados naquele Movimento para se comunicarem entre si, em encontros, seminários e outros eventos similares que tivessem como objetivo discutir e debater temas relacionados com os rumos a serem dados à Reforma”.

Acesse o livro na íntegra.