Construindo o Abrascão em Goiânia

Por Vilma Reis, da Abrasco.

 

Palco do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, a cidade de Goiânia recebeu a Comissão Científica do congresso para mais uma reunião preparatória. Faltando 8 meses para o evento, os representantes das Comissões, GTs, Fóruns, Diretoria e Secretaria Executiva da Abrasco se reuniram ao longo dos dias 1 e 2 de dezembro, para definir demandas estratégicas do Abrascão 2015.

Em pauta, os temas da programação científica que está sendo construída através das propostas de atividades autofinanciadas. No total, a Secretaria Executiva da Abrasco recebeu até o dia 28 novembro sugestões de 75 mesas redondas, 14 palestras, 19 cursos e 37 oficinas. Diante do grande número de propostas e da grande diversidade temática, os participantes concordaram em adiar a decisão de quais atividades comporão a programação do evento para a primeira quinzena de janeiro. De acordo com Elias Rassi, presidente do Abrascão 2015, o apoio da UFG está se concretizando, “Estamos em diálogo constante com diversas secretarias municipais de saúde, além da Secretaria Estadual e de algumas instituições de ensino de Goiás. A presença de vocês – representantes das Comissões, GTs e Fóruns da Abrasco, é essencial para a riqueza da programação científica deste Congresso”, avaliou Rassi.

Os resumos já podem ser enviados e os interessados têm até o dia 23 de março para encaminhar os seus trabalhos. A previsão é de que a Comissão Científica divulgue o resultado da avaliação a partir do dia 27 de abril. Sob o tema geral “Saúde, Desenvolvimento e Democracia: o desafio do SUS universal”, o 11º Abrascão vai se debruçar ainda nos principais temas relacionados às condições de saúde da população brasileira e de suas estreitas relações com a Saúde na América Latina e no mundo.

 

José ‘Pepe’ Mujica no Abrascão

Para a conferência de abertura já foi feito o convite ao presidente uruguaio José “Pepe” Mujica, um ex-guerrilheiro marxista de 78 anos – passando 14 deles na prisão e em sua maioria na solitária. “A ideia é que ele discorra acerca do papel da política e da ciência para a preservação da vida, do futuro da humanidade e da natureza do planeta frente as ameaças à saúde humana e à vida no planeta, provocadas pelo modo de vida característico do capitalismo contemporâneo” lembrou o Secretário Executivo Adjunto Thiago Barreto, durante a reunião. O discurso de Pepe Mujica, na 68ª Assembleia Geral da ONU, em 2013, surpreendeu e emocionou ‘Quem me dera ter a força de quando éramos capazes de abrigar tanta utopia! Sem embargo não olho para trás porque o hoje real nasceu das cinzas férteis do ontem. Pelo contrário, não vivo para cobrar contas ou reverberar memórias (…) Me causa angústia, e de que maneira, o futuro que não verei, e por ele que me comprometo. Sim, é possível um mundo com uma humanidade melhor, mas talvez hoje a primeira tarefa seja cuidar da vida’ diz Mujica em seu épico discurso. Leia e assista aqui o discurso na íntegra.

 

Programação

Já estão sendo definidas as atividades dos Cursos e Oficinas que comporão os dois dias de pré-congresso: segunda e terça, 27 e 28 de julho. No primeiro dia estas atividades vão começar logo às 9h se estendendo até o fim da tarde. Já no segundo dia, terça-feira, os Cursos e Oficinas devem acabar às 16h pois a Solenidade de Abertura começará às 18h30. Será ainda na noite desta terça-feira que terá início a programação cultural com muita tradição goiana.

O primeiro dia do Abrascão 2015 começa às 9h da quarta-feira dia 29, com a Conferência de Abertura. A seguir, as Comunicações Coordenadas vão durar até 12h30, quando os congressistas terão intervalo para almoço. As Meses Redondas e Palestras retomam a programação do dia, seguidas das Comunicações Orais. No fim da tarde, os Grandes Debates reunirão novamente os participantes no grande auditório da Universidade Federal de Goiás.

No penúltimo dia do Abrascão, sexta-feira 31 de julho, acontecerá a Assembleia Geral da Abrasco que marcará o desfecho das eleições para a Diretoria e Conselho da Abrasco na gestão 2015-2018. E no sábado, a Sessão de Encerramento acontecerá pela manhã.

 

Confira aqui as imagens dos participantes da reunião.

 

Fonte: Abrasco