Testagem e tratamento de HIV/Aids é o tema do Sala de Convidados desta terça (9)

O Sala de Convidados da próxima terça-feira (9/12) vai falar sobre o tema HIV/Aids – Testagem e Tratamento. O programa, que começa às 11h no Canal Saúde, vai mostrar como está a epidemia da doença no Brasil e debater as estratégias da área da saúde no combate a ela.

O foco do Ministério da Saúde agora é evitar que mais jovens sejam infectados com o vírus. Com o objetivo de prevenir, testar e tratar o HIV/Aids, a pasta lançou, no dia 1 de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, a campanha #PartiuTeste, voltada principalmente para o público jovem. Segundo o Boletim Epidemiológico de HIV e Aids 2014, 734 mil pessoas vivem com a doença hoje no Brasil e, desses, aproximadamente 150 mil não conhecem o próprio diagnóstico. Por isso, o ministério está reforçando a importância de fazer o teste e, em caso de resultado positivo, começar rapidamente o tratamento.

Apesar de o Brasil ter criado um programa de prevenção e tratamento considerado internacionalmente progressista e inclusivo, foi registrado um grande aumento na incidência dos casos de Aids no Norte (92,7%) e no Nordeste (62,6%) do país. Além disso, a epidemia vem atingindo com mais intensidade homens jovens que fazem sexo com homens. Por isso, especialistas, entre eles pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pedem políticas de prevenção mais específicas. Os possíveis caminhos nessa encruzilhada e outras questões sobre o tema vão estar em debate nesta edição do Sala de Convidados.

 

Sobre o Sala de Convidados

É um debate, ao vivo, apresentado por Renato Farias. O programa, que vai ao ar às terças-feiras, das 11h às 12h, trata de temas com relevância factual e que estejam relacionados às políticas públicas na área da saúde.

 

Participação ao vivo

O Sala de Convidados é um programa idealizado para a participação do espectador. Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122. Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br ou pela fan page do Canal Saúde em Fale com a Gente.

 

Como assistir

Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal.
Televisão: parabólica digital (freqüência 3690) ou TVs parceiras de veiculação. Consulte a página Como Assistir no site do Canal Saúde. Os conselheiros de saúde em todo o Brasil podem assistir pela Oi TV, canal 910.
Saiba mais: www.canalsaude.fiocruz.br
Curta: http://www.facebook.com/canalsaudeoficial
Siga: https://twitter.com/canalsaude
Acesse o site www.canalsaude.fiocruz.br, acompanhe a programação completa da TV e assista também aos vídeos em nosso acervo. Faça a sua busca e programe-se para assistir quando quiser.

 

Mais informações:

Canal Saúde/Fundação Oswaldo Cruz
Assessoria de Comunicação – Gabriel Cavalcanti
gabrielcfonseca@gmail.com – 55 21 3194-7743
Coordenação – Ana Cristina Figueira

 

Fonte: Canal Saúde