Víctor Penchaszadeh recebe condecoração “Orden del LIbertador de los Esclavos, José Simeón Cañas”

No último dia 27 de novembro, o Dr. Víctor Penchaszadeh, da Universidade de La Matanza, Argentina, recebeu a condecoração “Orden del LIbertador de los Esclavos, José Simeón Cañas”, grau Gran Oficial. A honraria foi entregue no Ministério das Relações Exteriores de El Salvador.

Membros da atual coordenação da Alames participaram da solenidade, como María Isabel Rodriguez e Oscar Feo. A condecoração visa estimular atividades que se igualem ou excedam os feitos do Dr. José Simeón Cañas, particularmente as de caráter humanitário e social científica, educativa ou filantrópica e todas que tendem a exaltar e salvaguardar a dignidade da pessoa humana.

Dr. Vítor B. Penchaszadeh, nascido na Argentina, é médico e geneticista, é conhecido por sua notória participação na criação do “índice de abuelidad”, que permitia identificar a descendência dos netos com mais de 99% de eficácia – método que antecedeu o procedimento de identificação por DNA.

Exilado nos Estados Unidos em 1976, durante a ditadura militar da Argentina, o “índice de abuelidad” de Víctor permitiu identificar os filhos de pessoas desaparecidas durante este triste período da história argentina.

Foi professor de pediatria e genética na Universidad Central de Venezuela e em renomadas escolas de medicina americanas. Atualmente é professor do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade de La Matanza, na Argentina; presidente da Rede Latinoamericana e do Caribe de Bioética (Unesco); e, membro do Painel de Especialistas em Genética Humana da Organização Mundial de Saúde (OMS).