Oficina: Em defesa do direito universal à saúde

Oficina: Em defesa do direito universal à saúde

O CEBES (Centro Brasileiro de Estudos de Saúde), instituição não governamental de esquerda que atua na luta pelo direito à saúde, convida os movimentos sociais e organizações do campo e das cidades para participarem da Oficina “Em defesa do direito à saúde e da qualidade no SUS: construindo uma tese para a 15ª Conferência Nacional de Saúde”, que acontecerá nos dias 20 e 21 de março de 2015, conforme programação que segue anexa. O Evento será transmitido ao vivo pela intenet através do link www.livestream.com/nesp-unb

 

Local: Sala 07 da Fiocruz/Brasília à tarde e Auditório 02 da Faculdade de Saúde (UNB) sexta à noite e sábado de manhã

 

As Conferências de Saúde, que ocorrem a cada quatro anos, são um dos principais espaços de participação popular na gestão da saúde, reunindo o governo e a sociedade civil, através de representantes de movimentos sociais, associações e sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras, para debaterem a situação de saúde da população e definirem as diretrizes e as prioridades para o setor saúde para os próximos quatro anos.

Em novembro de 2015, será realizada a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que terá como tema: “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”. Também esse ano, acontecerão Conferências Municipais e Estaduais, como etapas preparatórias, além da Conferência Distrital de Saúde.

Considerando que a saúde é um direito que ainda não está totalmente consolidado e que o nosso Sistema Único de Saúde (SUS) constantemente sobre ameaças e até retrocessos devido a interesses privados e corporativos, inclusive internacionais (como a abertura ao capital estrangeiro e a redução do financiamento, que aconteceram esse ano), nós do CEBES acreditamos que só com a união de forças da população em geral, dos movimentos sociais e das entidades que lutam pelo SUS e por uma saúde pública de qualidade para todas e todos teremos força para avançarmos e colocarmos essa pauta em destaque nas Conferências e em outros espaços de tomada de decisão.

Por isso, realizaremos coletivamente a Oficina “Em defesa do direito à saúde e da qualidade no SUS: construindo uma tese para a 15ª Conferência Nacional de Saúde”, para debatermos a saúde que queremos para o Distrito Federal e para o País, bem como para construirmos pautas comuns, que subsidiarão um documento (tese) para ser levado para as Conferências Distrital e Nacional de Saúde. Esperamos também criar um espaço de articulação e fortalecimento das nossas lutas por direitos.

Os principais temas que serão abordados na Oficina serão:

Análise da situação de saúde no DF (dificuldades e estratégias de enfrentamento) e construção de pautas comuns para serem levadas à Conferência Distrital e para articulação coletiva;
Mobilização e participação social por democracia, direitos, saúde e poder popular;
Barreiras para a garantia da qualidade do SUS e estratégias de enfrentamento.

Contamos com a participação de todas e todos nessa luta por melhorias e avanços no direito à saúde pública de qualidade. Esperamos vocês e seus movimentos sociais/organizações lá e pedimos que também divulguem o evento com sua rede de parceiros(as). O SUS é do POVO!

 

Mais informações no evento criado no facebook: https://www.facebook.com/events/560481000758585/

 

Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES)
site: www.cebes.org.br
Contato: e-mail: cebes.df@gmail.com e/ou (61) 81742403



Deixe uma resposta


Seu e-mail não será publicado. Seu comentário poderá ser moderado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.