CEBES Bahia realiza caminhada e debate em defesa ao Direito a Saúde

Na última terça-feira (07/04) o núcleo baiano do CEBES, realizou uma grande mobilização em defesa do direito à saúde!

Tendo como pano de fundo o Dia Mundial da Saúde e o ciclo de debates que está acontecendo desde o fim do ano passado Rumo à 15º Conferência Nacional de Saúde diversos atores da Reforma Sanitária na Bahia foram as ruas em Defesa da Saúde como direito e não como mercadoria!

A mobilização teve início com concentração no centro da cidade/Praça da Piedade onde foi realizado um diálogo com a população que passava pelo local. Em seguido o cortejo com cerca de 150 participantes saiu em direção ao Centro Cultural da Câmara de Vereadores entoando palavras de ordem.

O debate foi realizado a partir de rodadas de perguntas aos convidados (Cebes-Ba, Comissão de Saúde da OAB, Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Conselho Estadual de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Fórum Acadêmico da UFBA, Frente Estudantil de Saúde de Salvador) intercaladas com perguntas, manifestações coletivas e intervenções cenopoéticas do público presente no local. Temas como os desafios para construção do direito à saúde no Brasil, papel dos movimentos sociais e parlamento, desigualdades sociais em saúde entre outros foram destacados como fundamentais a serem discutidos nas conferências distritais, municipais, estadual e nacional de saúde.

Nesse sentido apontou-se para construção de uma ampla mobilização em defesa da ampliação do investimento público no sistema universal frente as incursões que apostam no desgaste do SUS e defendem os planos privados de saúde.

O cortejo e debate tiveram a participação de conselheiros estaduais, municipais e distritais de saúde, sindicatos e conselhos de classe, associações de saúde, movimentos sociais, trabalhadores de saúde, professores e estudantes.

O CEBES Bahia segue com um calendário de debates e convoca ampla mobilização na luta pela efetiva garantia do direito social à saúde, sobretudo diante das ameaças ao Sistema Único de Saúde que estão em curso.

Participaram da construção do evento: Centro Brasileiro de Estudos de Saúde – CEBES Bahia, Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia – APUB, Associação Brasileira de Enfermagem – ABEN Seção Bahia, Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia – SEEB, Conselho Regional de Enfermagem – COREN-Ba, Sindicato dos Farmacêuticos do Estado da Bahia – SINDFARMA, Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia – SINDSAÚDE, Fórum Acadêmico de Saúde da UFBA – FAS, Frente Estudantil pela Saúde – FES, Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia – SINDMED, Ordem dos Advogados do Brasil – OAB-Ba, Conselho Municipal de Saúde de Salvador – CMS, Conselho Estadual de Saúde da Bahia – CES, e Rede Feminista de Saúde.

#SAUDENAOEMERCADORIA