Nucleo Cebes RJ e Eleição na UFRJ

Nota* de apoio à indicação de Roberto Leher à Reitoria da UFRJ

O Núcleo Cebes do Rio de Janeiro-RJ comemora a vitória da chapa “UFRJ Autônoma, Crítica e Democrática” para a reitoria da UFRJ na pesquisa eleitoral realizada com alunos, docentes e técnico-administrativos.

Roberto Leher, professor titular da Faculdade de Educação, e Denise Nascimento, professora associada da Faculdade de Odontologia, foram indicados para serem, respectivamente, o novo reitor e a nova vice-reitora da maior universidade federal brasileira.

Esta vitória representa um sinal de resistência contra as forças capitalistas (conservadoras, liberais ou mesmo desenvolvimentistas) que têm atacado os diversos setores sociais na atual conjuntura nacional.

O próprio processo eleitoral demostrou tal aspecto. A chapa de oposição – “Somos Todos UFRJ” – apresentava como “principal função da Universidade a formação de pessoal qualificado para atuar no âmbito das empresas privadas.” Ou seja, um projeto bem distinto daquele que pensa a importante função que a universidade pública tem (ou que deveria ter) na sociedade.

Leher propõe um combate às políticas que têm sido crescentemente hostis ao ethos público e autônomo da universidade. Em relação ao complexo hospitalar universitário, o futuro reitor se posicionou contrário às pressões para a contratualização com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), dando como resposta para a reativação plena do funcionamento destes serviços hospitalares, a gestão de qualidade que atenda à responsabilidade social da Universidade e ao preenchimento das necessidades reais da população, através da direção compartilhada e diversos outros caminhos que fazem a opção clara em defesa de uma gestão pública.

Sigamos à luta por um ensino público e de qualidade, com uma universidade socialmente responsável!

 

* – Nota do Núcleo Cebes do Rio de Janeiro-RJ

 

Professora Denise Pires de Carvalho manifesta-se contra a Nota Cebes RJ sobre eleições UFRJ

 

Ao Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) do Rio de Janeiro-RJ,

Nós da Chapa 30 que concorremos à Reitoria da UFRJ 2015-2019, entendemos que alguns componentes do Cebes comemorem a vitória da chapa “UFRJ Autônoma, Crítica e Democrática”. No entanto, fomos citados na mensagem de maneira desleal e exerceremos o nosso direito de resposta, pois não é através da disseminação de inverdades que se constrói a verdadeira democracia.

Os candidatos da Chapa 30, “Somos Todos UFRJ”, Denise Pires de Carvalho, médica formada pela UFRJ e professora titular que sempre atuou em dedicação exclusiva nesta instituição pública, candidata a Reitora, e Walter Suemitsu, professor Associado da Escola Politécnica, candidato a Vice-Reitor, nunca afirmaram que a universidade deve atender ao Mercado. NÃO somos neoliberais, ou privatistas; nossa trajetória é a comprovação disto. Somos da UFRJ exclusivamente dedicada ao ensino público e de qualidade e repudiamos toda e qualquer forma de denegrir a nossa imagem, o que vem sendo feito por membros da Chapa concorrente e por seus simpatizantes.

Nós da chapa 30 sempre dissemos SIM às ações afirmativas e à expansão das vagas no ensino público, ao contrário do que sempre pregou nosso concorrente. Lutamos sempre para que a universidade pública seja fortalecida e mais inclusiva, diminuindo as desigualdades sociais ainda existentes no Brasil.

A vitória da chapa concorrente pode representar o retrocesso nas ações afirmativas e na expansão das vagas nas instituições públicas federais, pois os seus membros foram claramente contrários a essas ações. Foram também contrários a outras formas de democratização do acesso ao ensino superior público. Portanto, não somos nós da chapa 30 os conservadores e reacionários. Durante o processo eleitoral, fomos acusados de privatistas, mas é na equipe da chapa concorrente que encontramos profissionais ligados à iniciativa privada. Durante este processo, mantivemos altivez, enquanto assistíamos a disseminação de factóides políticos. Infelizmente, devido às práticas pouco democráticas de nossos concorrentes, a comunidade da UFRJ não pôde assistir ao debate de idéias e das propostas para resgatar o papel da UFRJ na construção de uma sociedade mais justa. Foi um processo frustrante para grande parte da nossa comunidade.

Em relação ao complexo hospitalar universitário, o reitor escolhido na consulta se posicionou contrário às pressões para a contratualização com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), mas não apresentou propostas efetivas que garantam o retorno das atividades hospitalares no patamar que a UFRJ e a população fluminense merecem. Salientamos que a chapa 30 nunca se posicionou favorável a nenhum tipo de privatização em nenhum dos setores da nossa instituição.

Nos causa estranheza recebermos mensagens de entidades externas à UFRJ que não deveriam tentar influenciar os rumos da maior instituição federal de ensino superior do país, principalmente ao tentar denegrir a imagem de professores que têm laureadas trajetórias dentro e fora da UFRJ, no Brasil e no exterior. Oxalá esta prática infeliz, que não ajuda a construir um futuro melhor para os nossos jovens, seja doravante banida da nossa sociedade.

Solicitamos que esta mensagem seja amplamente divulgada para a lista do Cebes.

Atenciosamente,

Denise Pires de Carvalho

PS- segue a mensagem divulgada pelo Prof Walter Suemitsu e pela chapa 30 após o termino do processo. Solicitamos a ampla divulgação.

 

Mensagem de Walter Suemitsu

Pessoal,

Gostaria de agradecer a todos que apoiaram nossa Chapa 30. Já compartilhei nosso agradecimento oficial, mas vai aqui meu agradecimento pessoal. Agradeço também aos amigos que mesmo não sendo da UFRJ apoiaram, curtiram e torceram. Infelizmente não foi possível ganhar desta vez, mas eu gostaria de fazer um esclarecimento.

Parece que a outra chapa divulgou inverdades durante a campanha, que eu não acompanhei, porque estava mais preocupado em levar nossas ideias às várias unidades da UFRJ. Fiquei sabendo pelo meu sobrinho que mora em Valinhos e estuda em Campinas.

Ele escreveu: Eu até estranhei quando vi umas coisas da outra chapa, parecia até que você tinha virado de “direita”.

Foi aí que eu percebi que se ele que me conhece bem estava estranhando, os outros deveriam estar acreditando nas inverdades da outra chapa, que ficou nos rotulando de privatistas e direitistas.

Foi por isso que resolvi escrever este post, lembrando que um nazista que não vou citar o nome, disse que uma mentira repetida mil vezes torna-se uma verdade. Eu acredito que uma mentira repetida mil vezes continua sendo uma mentira e a verdade no final sempre prevalecerá. A História demonstra isso.

A acusação de privatista é fácil de contestar porque em toda a minha trajetória defendi o ensino público e quem me conhece pode comprovar. Na nossa chapa não há ninguém que defenda a privatização da Universidade Pública e muitos lutaram e resistiram à política de FHC. Só os jovens, que naquela época nem estavam na UFRJ. Eu entrei na POLI USP em 1971 e em 1972 passei a participar do Movimento Estudantil lutando contra o ensino pago que queria ser implantado pelo Coronel Jarbas Passarinho, então Ministro da Educação. Desde então nunca mais parei de lutar pelo ensino público, mesmo porque sempre estudei em escolas públicas, desde o antigo primário.

Sobre ser de direita, também é uma mentira, pois sempre me alinhei com o campo da esquerda, desde a luta contra a Ditadura. Na época as coisas eram mais claras, era fácil dizer quem era de direita ou de esquerda. Hoje é mais complicado definir direita ou esquerda, pois muitos direitistas se tornam esquerdistas da noite para o dia, dependendo de interesses pessoais. E muitos esquerdistas históricos hoje são direitistas empedernidos. Hoje não se é branco ou preto, há muito mais que 50 tons de cinza.

Eu uso o critério da prática, uma vez que por ser engenheiro e não ter muito tempo para me aprofundar em filosofia, já li que um filósofo barbudo escreveu que não basta analisar a realidade, é preciso saber transformá-la. Ele andou meio fora de moda, mas depois de 2008 parece que voltaram a ler as obras dele, principalmente O CAPITAL.

Assim há muita gente que se diz de esquerda e tem práticas de direita. É mais difícil achar alguém que se diz de direita e tenha práticas de esquerda, mas deve existir também.

A todos que me conhecem há mais tempo, e aqueles que me conhecem há pouco tempo reafirmo minhas convicções de esquerda de justiça social, defesa incondicional dos direitos do cidadão, liberdade de expressão e outras mais.

Como disse antes, no final a verdade prevalecerá.

 

Mensagem Chapa 30 à Comunidade UFRJ

Com muito orgulho de ser UFRJ acima de tudo, agradecemos aos eleitores que compareceram às urnas e votaram na chapa 30 e parabenizamos a chapa 20 pela grande mobilização alcançada. Todos queremos o melhor para a UFRJ. Agradecemos à CCPS, pois não é nada fácil organizar um processo com um universo de quase 70 mil eleitores, entre servidores e estudantes. Neste processo democrático, somos todos vencedores. Agradecemos aos membros da nossa equipe e aos nossos inúmeros apoiadores. Foram mais de cem fiscais, membros da UFRJ, trabalhando para a chapa 30 em cada um desses dois turnos, inúmeros apoiadores e os mesários que trabalharam com seriedade para que tudo ocorresse com muita lisura.

São muitos os nomes a serem lembrados, então, na figura da nossa incansável coordenadora, a Arquiteta Lucia Abreu, fazemos um agradecimento muito especial a cada um de vocês. Sem vocês, nós nada seríamos!

Não há divergências políticas que sejam capazes de impedir a construção de uma Universidade melhor para as futuras gerações de brasileiros que tanto necessitam do acesso ao ensino superior público e de qualidade. Devemos evitar a todo custo o uso da UFRJ para outros fins que não estejam relacionados diretamente às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Foram dois turnos de eleição, um processo marcado pela presença de factóides políticos e a disseminação de inverdades sobre a nossa trajetória e o projeto para a UFRJ. Nesta linha, não aceitaremos que a UFRJ seja utilizada para outras finalidades; pretendemos fortalecê-la como instituição verdadeiramente autônoma.

A UFRJ DEVERÁ AVANÇAR com a implantação de novas politicas de assistência estudantil e de renovação das atividades de ensino, visando a sua maior integração com as atividades de pesquisa e extensão. Deverá também resolver os graves problemas do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, que impactam no funcionamento adequado da Universidade. Lutaremos sempre para o alcance desses objetivos.

Nós, da Chapa 30, continuaremos a trabalhar por uma Universidade Pública, Autônoma no sentido amplo, Democrática, de Excelência e Participativa . Por isso, cobraremos desde o início da nova gestão, a transparência administrativa JÁ!

À comunidade 30: contamos sempre com todos vocês, estudantes, técnico-administrativos e docentes, que nos apoiaram e querem a UFRJ livre, renovada e competente, pois continuamos sendo TODOS UFRJ e apenas UFRJ.