A 15a.Conferência e o futuro do SUS – CNBB

Brasília, 16 de novembro de 2015.

Caros participantes da 15a Conferência da Saúde!

Paz e bem!

Assunto: participação na 15a Conferência Nacional de Saúde 01 a 04 de dezembro de 2015

O Sistema Único de Saúde (SUS) existe para assegurar atendimento a todos os brasileiros.

Infelizmente, em muitos lugares do Brasil, o SUS está em crise. Apesar das leis que regulamentam o SUS, o acesso aos serviços é limitado, faltam profissionais, há irregularidades na gestão e o financiamento é insuficiente. Precisamos cuidar do SUS, pois é filho da atuação cidadã de muitos brasileiros e brasileiras preocupados com a saúde do nosso povo e é o caminho eficaz do acesso ao direito à saúde.

A nossa participação na 15a Conferência Nacional de Saúde será a oportunidade de contribuirmos para a melhoria do sistema de saúde no Brasil. O sucesso da tarefa depende da nossa capacidade de articulação e mobilização frente aos temas importantes tratados na Conferência, que é expressão de um processo democrático e participativo da população brasileira, para o aperfeiçoamento responsável das políticas públicas em saúde. Devemos agir de forma articulada e dialogante com outros setores da sociedade priorizando os temas que nos unem.

O tema escolhido para a 15a Conferência Nacional de Saúde é “Saúde Pública e de qualidade para cuidar bem das pessoas: um direito do povo brasileiro”. Já passamos pelas diferentes etapas até chegarmos a etapa nacional. Certamente foi um processo enriquecedor. Na etapa nacional temos a oportunidade de finalizarmos com êxito esta grande jornada. Nosso objetivo é a preservação da saúde pública com eficiência e qualidade. Para isso devemos agir em defesa incondicional do SUS, como patrimônio do povo brasileiro, e de princípios e valores tão importantes para a nossa sociedade, como a luta em defesa da vida e de outros direitos imprescindíveis a todos, desde o momento da concepção até a sua finitude.

Neste sentido o convidamos para agregar à nossa Rede. Estaremos atuando a partir de uma Tenda denominada “DIREITOS SOCIAIS E SAÚDE – EM DEFESA DO SUS” junto ao Centro de Eventos.

Será o espaço para troca de informações e articulações entre os agentes das Pastorais Sociais e aliados que estarão participando da 15a Conferência. Também prevemos uma reunião para o dia 1o/12 às 11h nas dependências do Centro de Convenções na perspectiva de traçarmos estratégias comuns de atuação. Nos dias da Conferência, de 1 a 4 de dezembro, nos reuniremos às 8h30 para planejarmos nossas ações.

Sua participação nesta articulação é muito importante. Contamos com sua acolhida e colaboração.

Atenciosamente!

Dom Guilherme Werlang

Bispo de Ipameri – GO
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o serviço da Caridade, da Justiça e da Paz