Chamada de artigos para número especial da revista Saúde em Debate

Tema: Saúde, Trabalho e Ambiente

 

A revista Saúde em Debate do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), criada em 1976, vem consolidando-se como um veículo de difusão de conhecimento crítico produzido na área da saúde.

 

Esta chamada é destinada a compor um número especial dedicado ao tema Saúde, Trabalho e Ambiente, com foco na discussão de questões epistemológicas e teóricas, destacando a utilização e influência dos sistemas de monitoramento e avaliação de projetos/pesquisas, programas, políticas, metodologias e tecnologias em saúde do trabalhador e saneamento e saúde ambiental.

 

Os artigos devem se inserir em um dos sete eixos temáticos: 1) Determinantes sociais – trabalho e ambiente como categorias centrais da saúde coletiva; 2) Direitos humanos, participação e movimentos sociais; 3) Território, desastres e vulnerabilidades; 4) Formação, educação e ensino; 5) Contexto político-econômico, planejamento, financiamento e gestão; 6) Doenças emergentes e reemergentes; 7) Tecnologias em saúde, trabalho, saneamento e ambiente.

 

Aceitam-se artigos inéditos resultantes de pesquisas individuais ou de grupos, de dissertações de mestrado acadêmico ou profissional, de teses de doutorado de alunos de Programas de Pós-Graduação nacionais ou internacionais, em desenvolvimento e/ou desenvolvidos, nos últimos cinco anos.

 

Cada autor poderá submeter até três artigos para a seção “artigos de pesquisas originais”, porém, serão publicados até dois artigos por autor, sendo apenas um como autor principal. Artigos aprovados e não incluídos no número especial poderão ser publicados em números regulares da revista.

 

O processo de avaliação seguirá os mesmos procedimentos utilizados para os números regulares, explicitados nas normas da revista.

 

A submissão dos artigos deve ser feita no sítio eletrônico da revista Saúde em Debate (http://www.saudeemdebate.org.br/). Para a redação do artigo devem ser seguidas as normas técnicas da revista disponíveis no site.

 

Na carta ao editor explicitar que o artigo está sendo submetido para o número especial e indicar um dos sete eixos temáticos a ser publicado. Esta carta deve ser digitada no campo “carta de encaminhamento” no próprio site.

 

O prazo de submissão dos artigos se encerra em 31 de agosto de 2016.