Web série revela a atuação do setor privado da saúde no Congresso Nacional

O Movimento Chega de Descaso em parceria com a Mídia Independente Coletiva lançou uma web série, em seu canal no Youtube, sobre o sistema de saúde brasileiro e a relação de políticos com os empresários que compõem o setor privado.

O objetivo da série é estimular o senso crítico da sociedade, e assim olharmos por outra perspectiva, quais são os interesses atrelados ao mau funcionamento da saúde pública. Quem lucra com isso? Se o setor saúde funcionasse da maneira como fora planejado, a população iria desembolsar recursos para se tornar detentora de planos de saúde?

Segundo dados do TSE, nas eleições de 2014, as operadoras de planos de saúde doaram juntas em torno de R$ 52 milhões, contribuindo para 131 candidaturas, que vão desde Deputado Estadual à Presidente da República. Qual seria a contrapartida de tanto investimento?

Um dos alvos principais é o deputado Eduardo Cunha, presidente da Câmara. Além de mostrar que Cunha, responsável pelo arquivamento do pedido de CPI dos Planos de Saúde, recebeu R$ 250 mil da Bradesco Saúde nas eleições de 2014, o documentário lembra que o político apresentou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 451/2014, que insere planos de saúde como direito trabalhista, o que, segundo o movimento, é uma “armadilha”.

“A partir de uma ação conjunta que envolve os seguintes atores: membros do Executivo, Legislativo, Judiciário, empresários da saúde e grande imprensa, nos deparamos com a saúde pública sendo denegrida a todo instante, dando ênfase apenas as falhas, e tratando-as como corriqueiras, e falhas estas, que também são apresentadas pelo setor privado, porém não demonstradas pela imprensa financiada. Não o bastante, ainda visualizamos figuras públicas em propagandas que nitidamente visam ludibriar a população. E assim o imaginário de saúde como bem de consumo, adentra pela sociedade, se sobrepondo a ideia de saúde como um direito fundamental”, explica o movimento.

O Movimento Chega de Descaso exige que uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) seja instalada para que possamos investigar e conhecer como age o que chamamos de máfia da saúde privada, que funcionam como verdadeiros parasitas da saúde pública, composta por: Indústria farmacêutica, operadoras de planos de saúde, empresários, parlamentares, entre outros.

 

Assista ao vídeo:

<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/B5p3rbj2qfo” frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>