VII Encontro Nacional de Residências em Saúde

Os Programas de Residência em Área Profissional da Saúde surgiram no contexto da necessidade de constituição de trabalhadores para o Sistema Único de Saúde (SUS). Este Sistema duramente conquistado pelo processo da Reforma Sanitária está sofrendo diversos ataques desde seu surgimento. Nesta conjuntura, é importante discutirmos para onde estamos caminhando e em quais condições está o trabalho nos serviços de saúde. Garantir que as políticas de educação permanente dentro SUS tenham continuidade, e mais que isso, sejam avaliadas, monitoradas e qualificadas é um dos objetivos do Encontro Nacional de Residências em Saúde (ENRS), que chega a sua sétima edição.

 

O ENRS surgiu da necessidade em articular o Movimento Nacional de Residências em Saúde e seus segmentos residentes, preceptores/as, tutores/as, coordenadores/as e gestores/as para a consolidação de uma Política Nacional de Residências em Saúde que seja comprometida com uma formação para o SUS.

 

O tema do evento será “Refletindo o hoje e construindo o amanhã: a organização das residências em saúde em defesa do SUS e da democracia”. A temática, coletivamente escolhida, já dá o tom de que o encontro será histórico e que, frente aos desafios impostos na adversa conjuntura, o movimento de residências está organizado na luta pelo SUS e pela democracia, tendo sua construção pautada pela pluralidade de programas e regiões. São quatro os eixos temáticos: Cuidado em Saúde; Trabalho e Educação em Saúde; Participação, Movimentos e Controle Social, e Políticas, Programas e Serviços de Saúde, nas modalidades “Pôsteres” e “Apresentações Artísticas”, podendo cada participante inscrever até um (01) trabalho em cada uma das duas modalidades. As inscrições podem ser feitas até 09 de agosto, com o valor cheio. Valores com desconto podem ser obtidos até 26 de julho. Para outras informações e acessar a plataforma de inscrição, acesse http://www.enrs.com.br/