Nota: Em defesa da universidade pública e em solidariedade ao professor Naomar de Almeida Filho

Nota: Em defesa da universidade pública e em solidariedade ao professor Naomar de Almeida Filho

O Centro Brasileiro de Estudo de Saúde (Cebes) reitera a sua histórica luta pela direitos sociais e pela democracia no Brasil. Por isso, se solidariza com o professor Naomar de Almeida Filho, exonerado da função de reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) no útimo final de semana. Naomar tem se dedicado à construção de um projeto altivo e emancipatório de educação através de uma perspectiva integradora e multidisciplinar, tão essencial para colaborar com a sociedade brasileira no enfrentamento de seus problemas mais profundos e complexos.

 

Veja Carta aberta do professor Naomar à comunidade da UFSB

 

O Cebes firma posição com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que em nota se manifesta em defesa da UFSB e em apoio ao projeto-modelo de universidade criado em 2013 e que é hoje uma das instituições de mais forte compromisso com a educação emancipadora, a equidade, o desenvolvimento regional e a participação social.

 

Ao mesmo tempo em que oferece oportunidades efetivas aos jovens da região, tem no seu sistema de governança a representação da sociedade, fato inédito e inspirador para a revisão do modelo de universidade implantado em nosso país.

 

Veja a nota da Fiocruz aqui

 

Somamos força neste momento de sérios ataques aos pilares da cidadania e aos direitos sociais no Brasil, que assiste, em tempos de trevas, a universidade pública ser sucateada e tratada como prioriadade de terceira classe para o desenvolvimento da sociedade.

 

Por isso, é fundamental a defesa da proposta original da UFSB e a manifestação de solidariedade ao Professor Naomar de Almeida por todos aqueles que lutam por uma universidade democrática e comprometida com o desenvolvimento econômico, social e humano no país.



Comentários

  1. Quero expressar minha indignação Noélia motivos que levaram o reitor Naomar Almeida a renunciar ao seu trabalho de gestor, pesquisador, transformador da educação superior. A universidade brasileira perde um de seus melhores quadros.
    Lamentável

  2. Quero expressar minha indignação Noélia motivos que levaram o reitor Naomar Almeida a renunciar ao seu trabalho de gestor, pesquisador, transformador da educação superior. A universidade brasileira perde um de seus melhores quadros.
    Lamentável maus esse ato!

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado. Seu comentário poderá ser moderado.