“Políticas Sociais e Austeridade Fiscal” terá mesa-redonda e sessão de lançamento no Abrascão 2018

Publicação que inova ao propor chaves de análise para a comparação das condições de saúde entre os países que enfrentaram e enfrentam a crise ganha também versão para diálogo direto com a população e em inglês

 

Desde o seu lançamento como texto-base, no final de 2017, e em versão editorial, em maio deste ano, “Políticas Sociais e Austeridade Fiscal – Como as políticas sociais são afetadas pelo austericídio da agenda neoliberal no Brasil e no mundo” vem suscitando uma importante discussão nos círculos por onde foi lido e debatido. No 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva – Abrascão 2018 – a obra terá espaço privilegiado em dois momentos: na mesa-redonda “Política de austeridade, injustiça social e precarização da saúde”, que será realizada na quinta-feira, 26, e numa das sessões de lançamentos, na sexta-feira, 27.

 

A mesa-redonda “Política de austeridade, injustiça social e precarização da saúde” terá a participação dos autores Fabiola Sulpino Vieira (IPEA), Isabela Soares Santos (Fiocruz) e Carlos Ocké-Reis (presidente da ABrES) e, mais do que abordar o processo de feitura da publicação, os autores trarão novos dados e argumentos e um importante diálogo sobre formas de organizar e fazer a resistência popular. Também estará presente na sessão Wanderley Gomes da Silva, um dos articuladores do movimento de revogação da Emenda Constitucional 95 e também coordenador da Comissão de Orçamento e Financiamento do Conselho Nacional de Saúde (COFIN/CNS) e Diretor da Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM).

 

Essa articulação também está materializada em uma nova obra “Austeridade: Que história é essa? Como o arrocho pode afetar nossos direitos e como enfrentá-lo”, uma versão mais dialógica e direta do texto principal, voltado para o público leigo e que vive no dia a dia os efeitos da austeridade. “Austeridade: Que história é essa?” já está disponível na internet, no site do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde – Cebes.

 

Para quem prefere ler e ter as obras em papel, versões impressas estarão disponíveis para compra das na sessão de lançamento, que acontecerá no Espaço Saúde e Letras, na área do Credenciamento, Setor A. Será mais uma oportunidade de ter contato com produções que se propõem a serem verdadeiros instrumentos do pensamento e ferramentas para o debate na sociedade brasileira.

 

“Políticas Sociais e Austeridade Fiscal” no Abrascão 2018

 

Mesa Redonda: Política de austeridade, injustiça social e precarização da saúde

 

Quinta-feira – 26 de julho – Das 15h às 16h30
Coordenador: Cornelis Johannes van Stralen – CEBES e FAFICH/UFMG (MG)

 

Com Carlos Octávio Ocké Reis (ABrES); Isabela Soares Santos (Fiocruz) e Fabiola Sulpino Vieira (IPEA)

 

Biblioteca de Manguinhos – Salão de leitura do ICICT – E34
Sessão de Lançamento Coletiva
Sexta -feira – 27 de julho – Das 15h e 17h

Espaço Saúde e Letras, na área do Credenciamento, Setor A