Cebes homenageia médicos cubanos que atuaram no Rio de Janeiro

Queridas médicas e queridos médicos de Cuba,

É com grande admiração e respeito que viemos aqui prestar esta homenagem a vocês. Agradecemos, em nome do povo do Rio de Janeiro, pelo trabalho e dedicação nesse período em que vocês estiveram aqui, cuidando das pessoas como se fossem sua própria família. Distante dos seus pais e filhos, compartilharam das durezas que o cotidiano das desigualdades do Brasil pode gerar e ofereceram carinho, cuidado e amor ao povo que mais sofre.

Não tenham dúvidas que as pessoas que vocês cuidaram e cativaram reconhecem toda a dedicação de vocês, por mais que as elites tentem negar isto. Como diria Dom Quixote: “se os cães ladram, é sinal que avançamos”. E como essa burguesia ladrou. Definitivamente, vocês deixaram uma marca na vida de cada brasileiro e brasileira que conheceram vocês e entraram para a história pelo maior ato de solidariedade que o nosso povo já recebeu.

Gostaríamos que o contexto da despedida fosse outro, que a nossa conjuntura política fosse outra… mas estas são as asperezas da luta de classes, na qual temos muito a aprender com vocês. Ernesto Che Guevara disse que para escutar o clamor de um povo não é preciso estetoscópio, basta ter coração. Sintam, pois, no coração de cada um de vocês, a mais profunda gratidão por tudo o que fizeram pelo povo brasileiro. Com a certeza de que o futuro nos pertence, esperamos poder reencontrá-los, no dia que a nossa vitória chegar!

Hasta la victoria siempre!

Associação Cultural José Martí do Rio de Janeiro (ACJM-RJ)
Levante Popular da Juventude
Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares
Sindicato dos trabalhadores da Fiocruz – Asfoc SN
Centro Brasileiro de Estudos em Saúde – CEBES
Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba
Comitê Internacional Paz Justiça e Dignidade aos Povos – Capítulo Brasil