Comunidade científica debate realização da 16ª Conferência Nacional de Saúde

Nesta quarta (08/05), o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, esteve reunido com Gulnar Azevedo e Silva, presidenta da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco); Lúcia Souto, presidenta do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes); e Túlio Batista Franco, coordenador nacional da Associação Brasileira Rede Unida.

A conselheira nacional de saúde representante da mesa diretora do CNS Vanja dos Santos, presidenta da União Brasileira de Mulheres (UBM); e o diretor administrativo do Cebes, José Carvalho de Noronha, também participaram da reunião, que ocorreu na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Na ocasião, as autoridades discutiram a participação de setores da comunidade científica na 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), que terá sua etapa nacional realizada de 4 a 7 de agosto, em Brasília.

De acordo com Lúcia Souto, além de discutirem o fortalecimento da Conferência Nacional de Saúde, também trataram da articulação de uma frente democrática em defesa do SUS, da democracia e da soberania do país. Para a presidenta do Cebes, “precisamos de um projeto civilizatório que possa assegurar direitos sociais e uma sociedade democrática”.