Cebes lança revista em parceria com o Conass e destaca desafios das políticas de saúde

Durante a 8ª Assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), realizada nesta quarta-feira (24) em Brasília, foi lançada a 59ª edição da revista Divulgação em Saúde para Debate, produzida pelo Centro de Estudos Brasileiros de Saúde (Cebes) em parceria com o Conass.

“Direito universal à saúde e Sistema Único de Saúde nas eleições de 2018”é o tema desta edição, que oferece ao leitor fundamentos para analisar o atual cenário no qual está inserido o SUS e aponta os desafios e tensões para a sustentabilidade da saúde pública de qualidade para todos os brasileiros.

De acordo com o vice-presidente do Cebes, Heleno Corrêa Filho, “Essa edição traz um leque de visões sobre a relação entre a gestão e o progresso do SUS no Brasil, oportunidade que renova os vínculos entre o Cebes e o Conass com a possibilidade de estender a avaliação crítica de todos os pensamentos expressos nos textos que, acreditamos, é imprescindível chegar ao conhecimento de todos os gestores, principalmente nesse momento que precisamos reforçar e consolidar o SUS”.

Na ocasião, também foi debatido o aprimoramento da área de regulação com foco na contratualização das unidades próprias, com apresentação da experiência do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde no Distrito Federal.

De acordo com Heleno, é preciso olhar com muito cuidado para esse modelo, que tem apelo fortemente privatizante, com foco na terceirização de serviços, e tende a se espalhar por outros estados.

“O Cebes vai ter que desenvolver grupos de estudo de politicas de saúde que examinem muito detalhadamente a lei que criou esse instituto de gestão em Brasília”, afirmou.

“Vamos ter que nos posicionar claramente quanto ao desmembramento do SUS em relação ao controle social nesses níveis que eles estão fazendo, sem desconsiderar a difícil situação de estados e municípios”, concluiu o cebiano.

Confira aqui a 59ª edição da revista Divulgação em Saúde!