VII Jornada de Economia da Saúde dia 11 na Fiocruz-DF

Cebes convoca seus associados para a VII Jornada de Economia da Saúde com o tema “Políticas de austeridade e seus efeitos na seguridade, estratégias para o fortalecimento do SUS”, no próximo dia 11, segunda-feira, no auditório na sede Fiocruz em Brasília. O evento está sendo promovido pela Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABrES), com o apoio da Fiocruz-Brasília.

A Jornada terá duas mesas, uma pela manhã e outra à tarde, com o objetivo de discutir, na atual conjuntura, as razões econômicas e políticas para a queda do gasto público per capita em saúde e para o aumento dos preços dos bens e serviços privados de saúde, em um cenário de piora das condições de vida da população. Em particular, ao lado de um conjunto de reformas pró-mercado, após a introdução da Emenda Constitucional 95, que reduziu os investimentos públicos e os gastos sociais, acentuando o movimento de privatização da saúde pública, nos preocupa as possíveis mudanças que podem ocorrer na atenção primária do SUS – hoje uma pedra fundamental da arquitetura do sistema universal de saúde.

Considerando a orientação neoliberal e tecnocrática do governo federal, que acredita que os problemas da saúde podem se resolver a partir da retirada do Estado como indutor do crescimento econômico e redutor das desigualdades, é necessário que as entidades da reforma sanitária se mobilizem junto com a sociedade em defesa dos pressupostos constitucionais do SUS.

Na oportunidade, será celebrada a comemoração de 30 anos da Abres, fundada em 1989, um ano depois da Constituição de 1988, com o objetivo de auxiliar a implementação do SUS a partir de estudos e ações vinculados à economia da saúde.

Neste link você encontra o formulário de inscrição.

PROGRAMAÇÃO

8h às 9h – Credenciamento/Boas-Vindas

9h às 9h30 – Mesa de abertura: ABrES, Fiocruz-BSB, Opas, Desid, Conselho Nacional de Saúde (CNS), Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento (Cofin-CNS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Abrasco, Cebes.

12h15 às 13h45 – Almoço

14h45 às 16h – Mesa 2 – Financiamento da atenção primária do SUS: dilemas e perspectivas
Moderação: Instituto de Saúde Coletiva – ISC/UFBA
Francisco Funcia (Universidade Municipal de São Caetano do Sul)
Carlos Ocké-Reis (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA)
Vinicius Ximenes (Rede de Médicos Populares)

16h – Café de encerramento