CEBES-RJ apoia o manifesto do SinMed-RJ contra a criação dos critérios de seleção de vida ou de morte e pelo reforço à constitucionalidade do SUS, sua universalidade e equidade

TODAS AS VIDAS IMPORTAM! NÃO ACEITAMOS ESCOLHAS SOBRE QUEM VAI MORRER

A Saúde e o exercício da medicina necessitam dialogar constantemente com a ética.

Ao propor protocolos, pontuar e selecionar pacientes para receber terapia intensiva no combate à Covid19, o direito à vida será negado a alguns, e sem vida não há mais nada.

Somos todos cidadãos, detentores de direitos, sendo primordial o direito à vida. Um importante dever da sociedade é nos garantir a vida já que todos somos parte da mesma.

O Brasil tem um sistema público de saúde fundado na articulação tripartite das três esferas de governo. Assegurar os cuidados de saúde de nossa população implica em dialogar com todos para impedir consequências criminosas de sua degradação.

Nós, do Núcleo CEBES Rio de Janeiro, apoiamos o manifesto do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro contra a criação dos critérios de seleção de vida ou de morte e pelo reforço à constitucionalidade do SUS, sua universalidade e equidade.

Manifestamos nosso repúdio à ideia de transformar os médicos que trabalham duramente da linha de frente do combate à Covid19 em carrascos.

Exigimos leitos, respiradores e equipamentos de proteção individual para todos. Existem leitos disponíveis e a população não pode pagar pela inércia dos gestores.

Saúde é direito de TODOS e TODAS as vidas importam!

Para assinar a nota, entre no link abaixo:

https://forms.gle/WWVGMQTQ66b4hj38A