CEBES e entidades da Frente pela Vida assinam nota em solidariedade e pela vida diante das mais 50 mil vidas perdidas pela Covid-19

NOTA DE SOLIDARIEDADE E PELA VIDA

Neste momento em que são contabilizadas nos registros oficiais mais de 50 mil vidas perdidas pela Covid-19 e mais de 1 milhão de casos, as entidades que fazem parte da Frente pela Vida vêm a público expressar seu profundo pesar e se solidarizar com todos aqueles que perderam seus entes queridos. Manifestamos também nossa indignação com a incapacidade do Governo Federal e de alguns governos municipais e estaduais para lidar com esta grave crise sanitária.

Reafirmamos o nosso compromisso com a vida e entendemos que mais do que nunca é hora de reforçar os pontos que nos unificam no enfrentamento desta pandemia. É preciso s?eguir as medidas de prevenção e controle que a ciência tem mostrado como efetivas; fortalecer o SUS e garantir atendimento integral aos que precisam; apoiar todos aqueles que estão com dificuldades concretas para fazer isolamento e distanciamento social; assegurar justiça social; preservar o meio ambiente e sobretudo, lutar pela democracia e por um mundo melhor para todas e todos nós.

Mais mortes podem ser evitadas acarretando menos sofrimento para a nossa população. Precisamos do apoio de toda a sociedade e do fortalecimento de nossas instituições. Atuando coletivamente exigimos que nossos governantes garantam todas as condições para que esta epidemia seja enfrentada e vidas sejam salvas.

Rio de janeiro, 23 de junho de 2020.

Associação Brasileira de Imprensa – ABI
Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO
Assoc. Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES

Centro Brasileiro de Estudos de Saúde – CEBES
Conselho Nacional de Saúde – CNS
Associação Brasileira Rede Unida – REDE UNIDA
Sociedade Brasileira de Bioética – SBB
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC