É preciso fazer tremer

editorial do jornal Jornal Pagina 13 de julho número 213 que pode ser acessado na íntegra nesse link

(…)

Faz parte desta mobilização, apresentarmos o que alguns vem denominado de programa de salvação & reconstrução nacional, que articule nossos objetivos imediatos, emergenciais, com nossos objetivos de médio prazo, estratégicos.

Do ponto de vista imediato, é preciso salvar a vida do povo, através da ampliação do Bolsa Família e do pleno funcionamento do Sistema Único de Saúde, financiados por um imposto emergencial sobre as grandes fortunas.

No médio prazo, trata-se de propor as medidas que podem efetivamente fazer do Brasil um país soberano, desenvolvimento, igualitário e livre.

Converter o Brasil e a região latino-americana e caribenha num dos polos do mundo. Não aceitamos o papel de consumidores e fornecedoras de matérias-primas.

Garantir o desenvolvimento nacional, colocando o Estado no comando; colocando o oligopólio financeiro privado sob controle público; consolidando a pequena e a média propriedade rurais, como base de nossa soberania alimentar; levando a todo o Brasil energia elétrica, cabeamento ótico, ferrovias e hidrovias; reurbanizando nossas cidades, atendendo 100% das necessidades de saneamento, moradia, transporte e equipamentos públicos (educação, saúde, cultura, esportes e lazer). A produção destes bens públicos, combinada com a ampliação do consumo de bens privados, será o carro-chefe da reindustrialização nacional. No lugar de uma economia organizada em torno do lucro, do lucro de poucos, de um lucro especulativo, destruidor da natureza, social e culturalmente degradante, uma sociedade baseada na igualdade, na riqueza coletiva, na integração ao meio ambiente, no desenvolvimento sustentável, na defesa da humanidade.

Edificar um Estado de Bem-Estar Social, financiado através da adoção do imposto progressivo sobre a renda e grandes propriedades, da tributação dos milionários e das grandes heranças, garantindo saúde e educação pública, universal e gratuita; emprego com direitos trabalhistas; salário mínimo valorizado; aposentadoria digna. Políticas especiais voltadas para os direitos das mulheres, dos negros e das negras, setores majoritários da classe trabalhadora, que recebem menos e trabalham mais. Políticas especiais destinadas às populações originárias, aos amplos setores sociais vítimas de histórica exclusão e desigualdade, às regiões submetidas a décadas e séculos de desenvolvimento desigual.

Construir um Estado democrático e popular, convocando uma Assembleia Nacional Constituinte e ajustando as contas com a democracia seletiva, o racismo, o patriarcado, a lgbtfobia, o colonialismo, a tutela militar, a ditadura comunicacional, o judiciário partidarizado, o parlamento oligárquico e os governos arbitrários, a polícia militarizada.