ComunicaSUS alerta sobre o uso correto do uso de máscara contra a pandemia de covid-19

O novo episódio das radionovelas do ComunicaSUS, projeto voltado para comunicação popular de temas da saúde coletiva, aborda o uso correto das máscaras pela população como forma de evitar o contágio pelo coronavírus. Ouça as peças no final desse post.

No início de julho, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu formalmente que o SARS-CoV-2 pode ser transmitido não apenas por gotículas expelidas por tosse e espirros, mas por partículas microscópicas liberadas por meio da respiração e da fala que ficam em suspensão no ar. Estudos apontam que máscaras, quando bem utilizadas, podem reduzir a carga viral e gravidade da covid-19. Um estudo divulgado essa quinta-feira (13) revelou que o novo coronavírus pode “viajar” até quatro metros de distância dos infectados, o dobro do que se acreditava até então.

Use máscara.

A edição 2020 do ComunicaSUS começou a ir ao ar em fevereiro com três radionovelas e um samba. O projeto também criou peças gráficas para com orientações de segurança contra o coronavírus (veja as peças de SUSete, Norma, Angela e Andrade).

Recentemente, o projeto divulgou ações populares no combate à pandemia de covid-19 em Pernambuco e criou cards para orientar sobre distanciamento social nesses tempos na qual Estados e municípios reabrem as atividades econômicas não essenciais.

Ouça abaixo a peça com as recomendações de uso de máscara:

Também disponível no youtube: