CEBES e entidades da Frente pela Vida divulgam nota de pesar pelas 150 mil mortes por covid-19

Representantes das entidades da Frente pela Vida, movimento composto por organizações da Saúde Coletiva e Ciência da sociedade brasileira, divulgam nota de pesar pelas 150 mil vidas perdidas pela pandemia de coronavírus. Compartilhe os cards com as notas de pesar de representantes da Frente.

Acesse também o site da Frente e baixe o Plano Nacional de Enfrentamento à Covid-19, criado para ajudar a orientar a sociedade civil, autoridades políticas, autoridades sanitárias e gestores do SUS, no manejo da pandemia.

O documento, que foi lançado no início de julho em evento virtual, ganhou uma atualização no dia 15 do mesmo mês. O diagnóstico, as diretrizes, estratégias e ações propostas derivam de um processo de escuta e diálogo com diversos atores do mundo acadêmico, da gestão de saúde e de movimentos sociais. Esse processo participativo vivo terá continuidade visando aperfeiçoamento do Plano de Enfrentamento da Pandemia. 

NOTA DE PESAR PELAS 150 MIL VIDAS PERDIDAS

Em 8 de agosto, as entidades que compõem a Frente Pela Vida manifestaram o seu mais profundo pesar pelo fato de o país ter alcançado a triste marca de 100 mil mortes registradas em decorrência da pandemia de Covid-19. Num esforço de mobilização e conscientização, a Frente Pela Vida, assim como vários movimentos realizados pela sociedade civil, marcou a data com mensagens, protestos, artigos e posicionamentos públicos expressando indignação e tristeza pelo sofrimento que a pandemia de Covid-19 está causando à nossa.

Passados pouco mais de 2 meses e após tantas manifestações, novamente nos manifestamos com dor e indignação ao ser alcançada a marca de 150 mil mortes por Covid-19 neste 10 de outubro.

A evolução dos números num espaço tão curto de tempo reafirma o que a Frente Pela Vida vem apontando: muitos óbitos poderiam ser evitados se o governo federal tivesse assumido sua responsabilidade no enfrentamento da pandemia seguindo a ciência e fortalecendo o SUS. Nosso luto será luta em defesa da vida, da saúde e da democracia.

Além das peças da Frente, o Centro Brasileiro de Estudos de Sáude (CEBES) também criou cards e um vídeo sobre a triste marca de 150 óbitos. Veja abaixo e compartilhe!

Hoje o Brasil atinge 150 mil mortes. Uma catástrofe sanitária evitável resultado da irresponsabilidade do governo Bolsonaro. Nesse momento de tristeza e sofrimento nosso luto será luta em defesa da Vida, da Saúde e da Democracia.” – Lúcia Souto, presidenta do CEBES

Baixe os cards: