Cebes, integrante da Frente pela Vida, participa do lançamento da campanha O Brasil Precisa do SUS no Ceará

O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), movimentos sociais e ativistas promoveram nessa terça-feira (22) o lançamento da Frente pela Vida e da campanha o Brasil Precisa do SUS no Ceará. O evento foi transmitido pelo facebook do portal Atitude Popular.

A presidenta do Cebes Lúcia Souto fez uma pequena retrospectiva do movimento desde a Marcha pela Vida, até o lançamento da Frente pela Vida, a criação do Plano Nacional de Enfrentamento à Covid-19 até a campanha o Brasil Precisa do SUS – com a entrega da petição do Conselho Nacional de Saúde que quer pressionar o Congresso Nacional para evitar a perda de financiamento da Saúde em 2021. Lúcia também lembra da pressão do movimento para a derrubada da Emenda Constitucional 95, também conhecida como o Teto de Gastos.

A população brasileira, que hoje confia no SUS, precisa se colocar ‘nas ruas’. Por isso, acho extremamente importante essa iniciativa do Ceará. A gente tem que colocar todos os Estados brasileiros seguindo esse exemplo de vocês porque temos que capilarizar essa campanha“, disse.

Como aponta Lúcia, o Brasil está numa encruzilhada agora nesse início de 2021: “Estamos vivendo no Brasil uma guerra contra a vida e contra a saúde no atacado“. “Vamos assumir para valer o projeto de solidariedade. E o SUS é a síntese da importância do Estado brasileiro e a construção de políticas públicas“.

Essa campanha precisa ganhar força na base da sociedade porque vamos ter outro enfrentamento. A Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) não mudou, continua retirando recursos do SUS em 2021, mas agora tem a Lei Orçamentária Anual (LOA) que será votada no início de fevereiro“, lembrou. Segundo Lúcia, a manutenção da LDO nos parâmetros que o Executivo quer retira R$ 40 bilhões do Sistema Único de Saúde na comparação de 2021 com 2020.

Veja a transmissão na íntegra no link.

Cebes participa também do Café com Democracia

Pela manhã dessa terça-feira a presidenta do Cebes participou do programa Café com Democracia, do portal Atitude Popular, para conversar sobre o lançamento da campanha “O Brasil Precisa do SUS“. Comentários da integrante da Frente Cearense em Defesa do Sus e UnaLGBT, Silvia Cavaliere e apresentação do jornalista Alberto Perdigão. Clique no link para acessar a transmissão.

De acordo com Lúcia, apesar do revés na mudança da LDO, o movimento sanitário festejou a aprovação de uma emenda parlamentar do deputado Alexandre Padilha e da deputada Jandira Feghali com orçamento extraordinário de R$ 20 bilhões para a vacinação contra a covid-19.

A emenda foi aprovada, mas está intocado o orçamento para o SUS em 2021. Estamos fazendo uma grande mobilização para valorização do SUS e essa valorização só se dá com orçamento à altura do Sistema Único de Saúde“, disse.