Plenária reúne mais de 100 entidades comprometidas com a defesa do SUS

Reunião virtual realizada dia 7 de dezembro, reforça lançamento da campanha “O Brasil precisa do SUS”, no próximo dia 15

No dia 7 de dezembro, mais de 100 entidades estiveram reunidas em plenária organizada pelo movimento Frente pela Vida para reafirmar o compromisso na campanha  “O Brasil precisa do SUS” que será lançada no próximo dia 15.

Coordenada por Gulnar Azevedo, presidente da ABRASCO, que organizou as falas dos participantes divididos entre parlamentares, centrais sindicais, movimentos estudantis, coletivos que representam diversas populações, entidades de comunicação e imprensa, além de associações médicas científicas, a plenária se mostrou uma atividade necessária para garantia de direitos básicos que estão em ameaça. 

Além de reforçar a importância do SUS desde a sua fundação até os dias de hoje, já que sem o sistema, o cenário da população brasileira seria muito pior, a bandeira pela vacina para todas e todos também foi levantada. 

Estamos em uma grande luta. A Frente pela Vida é um movimento que está atuando desde o primeiro semestre contra as iniciativas de desmonte do SUS. No dia 9 de junho, o movimento reuniu mais de 600 entidades em uma marcha virtual, devido aos 38 mil óbitos, atingidos naquela época. Desde então, a Frente tem se mobilizado com as entidades parceiras para que o SUS seja defendido e com uma grande ação para o dia 15, com o lançamento da campanha O Brasil precisa do SUS“, ressaltou Gulnar na abertura da plenária. 

Na reunião, diversas entidades puderam reafirmar o compromisso com a campanha, entre eles os parlamentares presentes Alexandre Padilha, Margarina Salomão, Márcio Jerry. 

O ex-ministro da saúde Arthur Chioro também participou e reforçou a adesão e comprometimento com a campanha ao relembrar que os 47 anos de história de imunização no Brasil, quando o calendário foi estipulado. “A vacina não vai resolver todos os problemas, mas vai amenizar. Além da pandemia, não podemos fechar os olhos também para o desmonte da política de saúde mental que está acontecendo neste momento

Ricardo Patah, líder da União Geral dos Trabalhadores (UGT) reforçou que a saúde é um dos temas mais caros para todos os trabalhadores e trabalhadoras. “Queremos a valorização do SUS e daqueles que estão na linha de frente. Então, recebam o apoio da UGT e demais centrais sindicais“.

Deputada Margarida Salomão participou como representante da frente parlamentar em defesa da universidade. “O SUS é um único recurso que o povo tem para enfrentar de uma forma justa os efeitos malignos da pandemia. Lutemos para que os recursos orçamentários seja recompostos“. 

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, representada na plenária por Ricardo Heinzelmann e Maria Inez Padula, sendo uma das entidades membros da Frente pela Vida, também apoia a campanha. “A questão da vacina é importante, mas e o dinheiro? Existem várias propostas de APS, inclusive uma que pode desmontar o que mais fortaleceu a saúde durante a pandemia que é a Estratégia Saúde da Família, que com suas equipes multidisciplinares têm como manter uma rotina adequada para as síndromes gripais, cenário fundamental nesse momento“, fala Maria Inez. 

A Plenária é uma ação em um momento em que a vida política brasileira está uma catástrofe sanitária. A ausência radical do Ministério da Saúde, em um contexto que é o desmonte do SUS no atacado, seja com o desfinanciamento, demonstra que sem o SUS é barbárie. Temos que arregimentar forças como essa plenária para ampliar esse campo político“, reforça em sua fala Lucia Souto, presidente do CEBES. 

Para encerrar, Fernando Pigatto, presidente do CNS, comemora o registro histórico da construção que as entidades estão fazendo conjuntamente. “No dia a dia as coisas vão acontecendo. Desde agosto, não recebemos um retorno do Ministério da Saúde sobre o plano de enfrentamento que foi entregue, com objetivo de salvar mais vidas. Agora começamos outra luta pela saúde mental. Não teremos descanso e vamos abraçar a causa da vacina para todas e todos! Esses avanços tem que ser movimentos com apoio da população, não podemos recuar. A campanha começa dia 15, mas não irá parar por aí“.

Disponíveis os materiais para divulgação da campanha

Os materiais para o dia 15, data do lançamento oficial da campanha, também foram apresentados e já estão disponíveis. São banners, imagens e informativos para sites e redes sociais. Eles podem ser encontrados no site da Frente pela Vida: https://frentepelavida.org.br/

A campanha “O Brasil precisa do SUS” terá início dia 15 de dezembro, com grande mobilização nacional para chamar a atenção, fortalecer o SUS e enfrentar a pandemia e impedir o desmonte do nosso sistema público de saúde, mantendo-o universal, integral e gratuito. 

Participe dessa campanha pelo SUS e pela Vida!

Assista a transmissão no canal de youtube do Cebes, Abrasco e demais entidades envolvidas na mobilização:

https://youtu.be/6EMYVw7aNlU