Cebes abraça a vacina contra a covid-19; Frente pela Vida e DireitosJá! lançaram essa segunda campanha pró-vacina e contra fake news

A Frente pela Vida e DireitosJá! lançaram nessa segunda-feira (18) a campanha Abrace a Vacina, para atuar pela conscientização da população sobre a importância de se tomar vacina contra o novo coronavírus e contra as fake news sobre vacinação. Veja o manifesto e o material de divulgação no site da campanha ou no final desse texto. O lançamento contou com 36 convidados, dentre sanitaristas, profissionais de saúde, artistas, economista, líderes religiosos e outros.

A presidenta do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) Lúcia Souto é integrante do grupo técnico da campanha. Outros nomes são: o médico Adriano Massuda, Regiani Nunes, a economista Mônica de Bolle, o ex-ministro da Saúde e ex-presidente do Cebes José Gomes Temporão, a infectologista Helena Petta, a presidente da Abrasco Gulnar Azevedo, o presidente do Conselho Nacional de Saúde Fernando Pigatto, ex-parlamentar Eduardo Jorge e Anderson Marques, coordenador da área técnica da campanha.

Veja o lançamento da campanha no link ou abaixo:

Em vídeo de divulgação da campanha, Lúcia lembra que “as vacinas significaram uma grande conquista para a humanidade“. “Através delas, conseguimos erradicar e controlar muitas doenças que significaram um bem para toda humanidade. Portanto, nesse contexto de pandemia e catástrofe sanitária a vacina é uma esperança“.

Mas Lúcia ressalta que, mesmo com a vacina, é importante continuar mantendo, por enquanto, medidas sanitárias importantes, como o uso de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social.

Podemos também ressaltar que o Brasil tem o privilégio de contar com duas instituições públicas centenárias: a Fundação Oswaldo Cruz e o Instituto Butantan, que tem condições de produzir as vacinas necessárias, a demanda da população brasileira e também o SUS, que através do Programa Nacional de Imunizações, exemplar, que existe há mais de 40 anos, pode dar conta de toda a população.

Portanto, vamos hoje abraçar a vacina. A vacina é um gesto de amor ao Brasil, à nossas comunidades, à nossas famílias e, sobretudo, um gesto de proteção da vida da população brasileira para diminuir essas mortes evitáveis e conseguir controlar essa pandemia que tanto sofrimento está trazendo à nossa população.

“Abraçar a vacina é um gesto de amor ao Brasil“.

Alguns dos participantes do lançamento da campanha

O lançamento da campanha

Gulnar Azevedo, presidente da Abrasco, representou a Frente pela Vida no lançamento da campanha Abrace a Vacina. Ela frisou frisou a centralidade do Sistema Único de Saúde em todas as ações relacionadas à imunização no território nacional. “A vacinação é feita pelo SUS, e precisa chegar a todos os pontos do Brasil, como sempre chegou. O nosso Programa Nacional de Imunização (PNI) é forte, e o país precisa voltar a respirar. O Brasil Precisa do SUS!”.

O Brasil Precisa do SUS é o tema da campanha lançada pela Frente pela Vida em dezembro de 2020, que abordou a importância do Sistema Único de Saúde, além da necessidade de revogação da Emenda Constitucional 95 (EC95, também conhecida como Teto de Gastos) e de um plano consistente de vacinação para a população brasileira contra a pandemia de coronavírus.

Segundo o coordenador do Direitos Já!, Fernando Guimarães, o grande desafio da vacinação contra a covid-19 será informar aqueles que se mostram reticentes à vacina. “Temos que dialogar com todos os setores da sociedade, principalmente os que estão receosos com a vacinação por conta da influência das fake news. Vamos trazer informações técnicas, com a participação de artistas, esportistas, profissionais da saúde, religiosos entre outros”. 

O presidente do CNS, Fernando Pigatto, falou que a aprovação para uso emergencial das vacinas CoronaVac e AstraZeneca, no domingo (17/1), representa a vitória da ciência e da vida sobre o negacionismo genocida. No entanto, para que ela chegue para toda a população é preciso fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) . “Exigimos mais vacinas e já, para todos e todas. Nós, do CNS, abraçamos a vacina. Abrace a vacina você também!”. Pigatto também reforçou a campanha para garantir mais verbas para a saúde este ano. Ajude na mobilização, assinando a petição pública O SUS merece mais em 2021.


Leia abaixo o manifesto da campanha Abrace a Vacina:

MANIFESTO

QUEM AMA VACINA, ABRACE ESSA IDÉIA

1,2,3,4………mais de 208.000 mortos…
1,2,3,4…mais de 8 milhões  de contaminados…
Não são apenas números!!!!!
Não podemos perder a nossa capacidade de indignação diante dessa soma estarrecedora. Nela há vidas!

Há sonhos de um pai, uma mãe, uma amiga, um amigo, um irmão, uma avó, um sobrinho, um avô, um neto, um filho, um colega de trabalho, um tio, um companheiro, uma companheira de vida…há uma sociedade inteira, e há vidas de profissionais de saúde que se mantiveram na luta, mas que foram ceifadas. Isso é inadmissível e vergonhoso. Não podemos mais aceitar que o negacionismo, a descrença na ciência, a política de morte, e a proliferação das fake news construam o temor da população diante das formas reais para conter essa escalada de mortes. As falas propagadas em torno da resistência à ciência revelam o desprezo, a repugnância, a falta de empatia, o despreparo e a ignorância que, no fim, determinam as vidas que valem e as que não valem. É o deixar morrer como política nacional.

A indignação  se amplia quando vemos isso acontecer mesmo com a maior e mais exemplar política de saúde pública do mundo. Temos o SUS, uma grande conquista da população brasileira, inserida na Constituição Federal de 1988, e que garante a saúde como um direito de todos e dever do Estado. Representa um enorme ganho civilizatório, agindo no cotidiano das vidas e se fazendo presente na produção da saúde, na prevenção das doenças, na organização dos serviços e no acesso ao que consumimos para a nossa sobrevivência. Por vezes, não nos damos conta de sua importância e de sua presença, mas, é diante de choques humanitários, como o representado pela COVID-19, que percebemos ainda mais a sua relevância. O SUS está presente no nosso sistema de imunização de massa e na erradicação das doenças que ainda circulam mundialmente, no socorro em cidades, campos e estradas, nos transplantes, na produção de fármacos, na oferta de medicamentos. O SUS é único, é brasileiro, é nosso, é continental.

O caos vivenciado em Manaus nos deixa a todos sem ar, sem fôlego, perplexos e indignados. Nos faz perceber cada vez mais à deriva. Voltar à tona para respirar é possível e é direito.  E o SUS não nos deixa náufragos nesse mar. Seus trabalhadores, gestores e institutos de pesquisa, como a Fiocruz e o Butantã,  permanecem na construção da ciência, combatem o negacionismo e se alinham ao esforço mundial em viabilizar a mais esperada das conquistas: a vacina.

O Brasil possui capacidade histórica de produzir vacinas, e sempre foi considerado referência mundial pelas diversas campanhas de imunização em todo complexo território nacional. A capacidade tecnológica aliada a mais abrangente estratégia logística de imunização já nos garante o controle de muitas doenças sem nenhuma dependência de tecnologia externa.

A triste realidade vivenciada na capital  da nossa Amazônia, e que se capilariza pelo Brasil, precisa ser detida, amparada e ser profundamente abraçada com ações urgentes de resgate às vidas. A coalizão da sociedade civil, governos, profissionais de saúde e cidadãos é a promessa para que não percamos a oportunidade de resgatarmos a solidariedade, e estancarmos o avanço da COVID-19 em todo o país.

O movimento em prol da vacina se sustenta neste direito à saúde e se mantém no ideário da solidariedade e cidadania. Amplia seu fôlego na defesa ao uso de máscaras, distanciamento físico, organização da rede de atenção à saúde e garantia de condições econômicas para que mais vidas sejam poupadas e não se percam pela necessidade de salvar o sustento cotidiano.

Precisamos iniciar imediatamente a imunização da população brasileira. Mesmo que o início se dê a partir dos grupos prioritários, toda a população será beneficiada na medida em que se construirá uma imunidade indireta para todos, reduzindo a quantidade de pessoas que adoecerão e que deixarão de transmitir o vírus.

Vacina. Essa é a aposta da ciência para combater a epidemia do século.

Quem ama vacina. Abrace essa ideia!!!!

Produzido pelo Grupo Técnico da campanha: Adriano Massuda, Lúcia Souto, Regiani Nunes, Mônica de Bolle, José Gomes Temporão, Helena Petta, Gulnar Azevedo, Fernando Pigatto, Eduardo Jorge, Anderson Marques.

Baixe e compatilhe os cards da campanha:

Cards

Instagram