Saúl Franco publica o livro Mi vivencia con Covid-19

Saúl Franco publica o livro Mi vivencia con Covid-19 pela Ediciones Aurora. Cebes disponibiliza a publicação no final desse post.

Ninguém jamais imaginou que teríamos que viver algo parecido com o que estamos sofrendo com esta pandemia COVID-19 causada pelo vírus SARS-CoV-2. Nem havia ninguém que pudesse prever o que aconteceria quando os primeiros casos de uma doença viral rara começaram em Wuhan, China, no final de 2019. Nem mesmo quando o diretor da Organização Mundial da Saúde – OMS – Tedros Adhanom Ghebreyesus declarou tratar-se de uma pandemia em 11 de março de 2020, suspeitamos de sua magnitude.  

No momento em que escrevo estas notas, está claro que estamos enfrentando o maior desafio de saúde, econômico e sócio-político que enfrentamos e, possivelmente, as gerações atuais irão enfrentar. E que sua força avassaladora está removendo os alicerces de nossa maneira de ver e viver a vida, nos organizando em sociedade, nos relacionando uns com os outros e com as outras espécies, e enfrentando a doença e a morte.  

Por acreditar na importância de compartilhar com os leitores, e sem a pretensão de ensinar ou de ser um caso diferente dos milhões de casos desta pandemia, atrevo-me a compartilhar minha experiência e as reflexões iniciais de colunas jornalísticas que escrevi. Começo as notas dos livros com minha experiência e depois incluo as colunas jornalísticas no final. 

Gostaria que esta ousadia pessoal estimulasse outras pessoas a compartilhar suas experiências e reflexões também. É possível que deste conjunto de ideias e experiências partilhadas surjam alguns elementos para melhor compreender e enfrentar a situação e, sobretudo, para viver e desfrutar melhor a vida enquanto dura e depois da pandemia. E isso merece e justifica qualquer esforço. 

Saúl Franco

Sobre o autor

Doutor pela Universidade de Antioquia. Mestre em Medicina Social e Ph.D. Doutor em Saúde Pública. Por quarenta anos exerceu ensino universitário nas áreas de saúde pública e medicina social.

Em 1990 publicou Malaria in Latin America. Em 1999, o quinto:Não matar, contextos explicativos da violência na Colômbia. E em 2017, com as Ediciones Aurora, Pela saúde social. Ele também publicou vários capítulos de livros e artigos em revistas nacionais e internacionais. Entre 2015 e 2017 teve uma coluna de opinião semanal na edição virtual do El Espectador.

Ele combinou ensino com pesquisa e interação social. Alcançou sólida liderança latino-americana nas áreas de sua especialidade, na exploração das relações violência-saúde e paz, e na luta pelo direito à saúde e por sistemas de saúde universais, equitativos e de domínio público que garantam a boa vida . Atualmente é comissário da Comissão da Verdade na Colômbia.