Cebes Goiás evidencia com Concursômetro a falta de concurso público na saúde de Goiânia
  • O que é?
    O Concursômetro é um dispositivo criativo de denúncia permanente. Ele foi pensado pelo CEBES Goiás para evidenciar a falta de concurso público na saúde municipal de Goiânia.
  • Como vai funcionar?
    A ideia é literalmente contar quantos dias estamos sem concurso público na saúde goianiense. O Concursômetro está calibrado a partir da referência do último concurso com ampla concorrência, que aconteceu em 2012. Por isso, a contagem, que inicia hoje, começa com 3.500 dias.
  • O que a gente espera dele?
    Nossa expectativa é que este medidor ZERE, restaurando com ele a qualidade e o acesso dos serviços de saúde, assim como reduzindo sobrecarga de trabalho, prevenindo a corrupção e apadrinhamentos. A falta de concurso público e o desfinanciamento da saúde estão por trás de muitos dos problemas que hoje associamos erroneamente à saúde pública. Nesse sentido, a cidade de Goiânia vem substituindo os concursos públicos por processos seletivos para contratação temporária e outras formas de terceirização, ao arrepio da lei e da defesa do SUS. Cobramos aqui todas as promessas de concurso desta e das últimas gestões. Saúde não se vende, se defende!