Médico Carlos Neder mais uma vítima da Covid-19

Médico Carlos Neder mais uma vítima da Covid-19

Morreu nesta sexta-feira (24) o médico Carlos Neder, vítima da Covid-19 aos 67 anos de idade. Intransigente defensor do Sistema Único de Saúde, Neder estava internado desde o dia 08 de agosto, no Hospital São Camilo, em São Paulo. O Cebes presta homenagem a este profissional competente, comprometido com a saúde pública e com a democracia brasileira. Como vereador e deputado estadual pelo PT de São Paulo, Carlos Neder honrou a política atuando de maneira firme e competente ao lado dos movimentos populares de saúde, em defesa do SUS, como aponta a nota divulgada neste sábado pelo Coletiva Cidadania Ativa.

Leia a nota na íntegra:

Amigas/os, com profunda dor comunicamos que nosso grande companheiro Carlos Neder, amigo e referência política de gerações, nos deixou nesta data. Prestamos nossa solidariedade à sua família, que tanto queremos bem e que cuidou do Neder com todo amor e dedicação.

Vítima da covid-19, Neder estava internado desde o dia 8 de agosto. Trilhou um caminho de lutas e sonhos que tão bem ele construiu e representou desde a década de 1970 junto aos movimentos populares de saúde, em defesa do SUS. Parte em consequência de uma política genocida que promoveu a morte de mais de 590 mil pessoas amadas.

Generoso, chato, empático, respeitoso, comprometido, tímido, leal, atento, persistente, teimoso, inteligente.

Deixou seu legado na história do Estado de São Paulo, defendendo a educação, a ciência, a reforma agrária popular.

Revolucionou a capital como Secretário de Saúde do governo Luiza Erundina, ampliando serviços ao mesmo tempo que fortalecia os instrumentos de democracia e participação popular na política. Foi um dos fundadores do PT e se dedicou a lutar pelas bandeiras históricas do partido.

Neder vive em nós, porque somos um projeto político que teima em garantir uma vida com direitos, assim como ele teimou.

Informamos que não haverá velório, tendo em vista a necessidade de não promover aglomerações. Que nossos pensamentos de paz e gratidão alcancem todos os familiares e amigos.

Agradecemos a solidariedade de todos.

25 de setembro de 2021
Coletivo Cidadania Ativa


Em abril deste ano, no curso da ELAHP sobre o SUS, Carlos Neder falou sobre a Manutenção da Lógica de Mercado na Operacionalização do SUS: as distintas dimensões da privatização do sistema. Veja aqui ou a seguir:



Deixe um comentário


Seu e-mail não será publicado. Seu comentário poderá ser moderado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.