Cebes convoca: todos #emdefesadoSUS

O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES) está realizando a campanha #emdefesadoSUS pelo fortalecimento da consciência do povo brasileiro sobre a importância e o valor dos direitos sociais, dos serviços públicos e especialmente do SUS. Para isso, convocamos a todos e a todas que participem. Abaixo tem o passo a passo para a sua participação.

O Sistema Único de Saúde (SUS) tem sido a principal frente de ação no Brasil contra o covid-19. A pandemia da COVID19 encontrou no Brasil um SUS fragilizado que, mesmo assim, tem se agigantado diante do desafio. O crônico problema do sub financiamento foi ainda agravado fortemente por conta do Teto de Gastos (Emenda Constitucional 95). O Cebes vem lutando incansável e continuamente todos esses anos e, em carta enviada em abril deste ano à ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber, as entidades de Saúde Coletiva acusaram que “em apenas três anos de vigência da nova regra, a EC 95 retirou R$ 22,5 bilhões do SUS”.

A falta de equipamentos, leitos, insumos, EPIs, recursos humanos decorrente de negligência e omissão do poder público tem sacrificado a vida de muitos brasileiros e também dos profissionais de saúde.

A convocação do CEBES tem como objetivo fazer a defesa dos sistemas universais públicos de assistência social, saúde e proteção social particularmente o SUAS e o SUS. Ela foi inspirada na campanha espanhola #PintoUnCorazónVerde da plataforma #PlanDeChoqueSocial. Veja o vídeo na campanha nesse link.

Como participar? Simples. Veja, o CEBES convida a todos para postar nessa sexta feira (29/05) no Instagram, Twiter e Facebook um vídeo ou foto mostrando um coração azul (cor do SUS) e fazendo uma defesa dos serviços públicos e do Sistema Único de Saúde. Use a hashtag #emdefesadoSUS e convide 3 amigos no seu post a fazer o mesmo. É muito importante usar a hastag #emdefesadoSUS para mostrar nas redes quantos somos os que respeitamos e reverenciamos o SUS e exigimos que o Estado dê prioridade à saúde consolidando um SUS forte e de qualidade. Ao final dessa etapa em que inundaremos as redes sociais com as nossas mensagens em gravações curtas, faremos a edição de um ou mais vídeos para circulação permanente.

 

Veja e ajude a circular a mensagem da campanha do CEBES:

Olá amigos e amigas!

O CEBES (Centro Brasileiro de Estudos de Saúde) está lançando uma campanha em defesa do SUS e de todo nosso patrimônio de serviços públicos! Gostaria muito de te convidar para se unir a esta luta tão fundamental! Nos inspiramos na campanha #pintouncorazonverde feita na Espanha em defesa dos serviços públicos.

Como: dia 29 (sexta feira) poste um vídeo mostrando um coração azul, pintado ou desenhado por você. Se não puder fazer vídeo pode ser foto. Azul é a cor do SUS! Use a hashtag #emdefesadoSUS

Convide 3 amigos no seu post para fazer o mesmo!

Algumas ideias que podem ser exploradas na sua fala:

– É hora de defender os serviços públicos, defender o SUS e os nossos direitos.

– Os serviços públicos são conquistas, direitos para melhorar as nossas vidas

– Os serviços públicos são vida com dignidade

– O SUS é nosso sistema publico para garantir nossa saúde

– Para garantir o financiamento que permita oferecer um serviço público universal, gratuito e de qualidade, eu mostro meu coração Azul.

– Por que um pais justo e solidário, ninguém pode ficar de fora.

– Não ao desrespeito com a vida dos profissionais de saúde! Eles são nossos cuidadores e não podem morrer por causa disso. Meu coração é azul em defesa do SUS que respeita a vida dos que nele trabalham

– Para que nunca mais os serviços públicos sejam abandonados, relegados e sem recursos.

– Para garantir o financiamento adequado e suficiente para o SUS universal, gratuito e de qualidade, eu mostro meu coração Azul.

– Não aos cortes do financiamento! Não às tentativas de privatização! Nossa vida vale muito e precisamos dos serviços públicos, do SUS. Por que não somos mercadorias.

– Tenho o azul do SUS no coração por que só os sistemas públicos universais podem enfrentar essa pandemia e aquela que é estrutural no Brasil: a intolerável desigualdade.