29/11/2021

Cebes Debate ‘Racismo na Saúde’

Cebes Debate 'Racismo na Saúde'

Na próxima segunda-feira, dia 29, o programa Cebes Debate traz a ativista negra e Doutora em Saúde Pública, Maria Inês, para discutir o racismo na saúde. Joice Aragão e Marilda de Souza são as debatedoras e a apresentação é de Lucia Souto. A mediação é de José Noronha.

◼️ Participantes:
▫️ MARIA INÊS BARBOSA
Assistente Social; Mestre em Serviço Social; Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP, com tese sobre racismo em saúde, reconhecidamente o primeiro trabalho sobre perfil de mortalidade da população negra no país. Entre 2007 e 2010 fez parte da equipe do Fundo das Nações Unidas para a Mulher – UNIFEM Brasil e Cone Sul, atual ONU Mulheres, coordenando o Programa “Incorporação das Dimensões de Gênero, Raça e Etnia em programas de combate à pobreza” em 04 países da América Latina, Brasil, Bolívia, Guatemala e Paraguai. Em 2012 prestei consultoria em saúde da população negra para a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde. De 2013 a 2017 fui consultora nacional da Organização Pan-americana de Saúde no Brasil – OPAS/OMS, responsável pela supervisão técnica do Termo de Cooperação entre a OPAS e a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia. Atualmente, atua como Consultora, Palestrante, Membro de Bancas de Exames de Pós-graduação, em temas sobre Política de Saúde, Educação, Ação Afirmativa, Gênero e Racismo. Ativista de movimento social e negro desde os 15 anos de idade.

▫️ JOICE ARAGÃO DE JESUS
Pediatra e especialista em Saúde Pública, graduada pela Faculdade de Medicina da UFRJ, participou da equipe de implantação do SUS na Superintendência Regional do então Inamps, no Rio de Janeiro. Coordenou a implantação da política Nacional de Atenção integral às pessoas com doença falciforme, de 2005 a 2015; Coordenou a cooperação Brasil-África em doença falciforme junto à Agência Brasileira de Cooperação, de 2005 a 2015.

▫️ MARILDA DE SOUZA GONÇALVES
Marilda é farmacêutica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutora em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutora pela Universidade da Pensilvânia. Desde 1996 desenvolve atividades de pesquisa e ensino nas áreas de Epidemiologia Molecular, Hematologia, Genética Médica e Humana e Biologia Molecular. Pesquisadora titular da Fiocruz Bahia desde 2004, Marilda é chefe do Laboratório de Investigação em Genética e Hematologia Translacional (LIGHT) e atual diretora da instituição.

▫️ LUCIA SOUTO
Presidenta do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES), Médica sanitarista, pesquisadora do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz).

▫️ JOSÉ NORONHA / Mediação
Diretor do Cebes

⏰ Quando? Segunda (29.11) às 17h
🎥 Transmissão via link ou a seguir