14/09/2021 a 25/01/2022

Disciplina on-line síncrona na Ensp/Fiocruz: Análise de políticas e sistemas de saúde em perspectiva comparada

A disciplina objetiva analisar sistemas de saúde em diferentes países considerando: o processo de desenvolvimento histórico, os arranjos político-institucionais, as modalidades de financiamento e coberturas, a organização da rede de serviços e as reformas setoriais.

Na análise da organização do sistema de serviços será dada ênfase às relações público-privadas, ao financiamento e ao estudo das modalidades assistenciais de atenção primária de saúde (APS).

Serão analisados as políticas e sistemas de saúde em países selecionados. Na escolha dos países buscou-se representar diferentes modelos de proteção social, de financiamento, da composição público-privada, da posição da APS no sistema de serviços, e processos de reformas setoriais.

As reformas dos sistemas de saúde serão analisadas considerando-se interesses envolvidos, medidas implementadas e repercussões sobre a proteção social, a universalidade e a equidade. Em especial serão discutidas as tendências dos processos contemporâneos de reformas de saúde frente a constrangimentos financeiros de políticas neoliberais, as perspectivas da APS integral à saúde na América Latina e as estratégias de enfrentamento à Covid-19 em diferentes países.

◼️ Professoras: Isabela Soares Santos, Ligia Giovanella e Cristiani Vieira Machado
⏰  Período: 14.09.2021 a 25.01.2022 (com intervalo em dezembro) terças-feiras de 9 às 13h

◼️ Como matricular alunos externos: de 9 a 20/08/2021 na página da Fiocruz/ENSP Plataforma Siga Fiocruz – Programa de Pós-graduação em Saúde Pública Ensp.